Incêndios: Cáritas Diocesana de Coimbra vai promover entrega de bens

Ajuda à população de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos

Coimbra, 30 jun 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai promover nos dias 3 e 4 de julho uma “entrega de bens” à população afetada pelos incêndios ocorridos nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

“A iniciativa tem por objetivo colocar à disposição das famílias, que viram as suas vidas mudarem drasticamente com os incêndios, bens de primeira necessidades, nomeadamente produtos alimentares, roupa, calçado e produtos de higiene pessoal”, explica a organização católica, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Entre os bens estão ainda utensílios de cozinha, eletrodomésticos, mobiliário e produtos de higiene e limpeza da casa, disponíveis para as famílias e pessoas afetadas.

“Os bens a entregar resultam da solidariedade e generosidade de particulares, empresas, associações e instituições, que confiaram os seus donativos à Cáritas de Coimbra para os fazer chegar a quem sofre com esta tragédia”, acrescenta a nota informativa.

A entrega dos bens vai ter lugar na Casa Paroquial de Pedrógão Grande, sita na Rua Padre José Ferreira, nº 2, em Pedrogão Grande, local que acolheu o centro operacional da Cáritas.

“A Cáritas de Coimbra agradece, em nome das comunidades dos três concelhos, a onda de apoio e ajuda que se formou em torno desta causa. Porque Juntos Construímos vidas e comunidades”, conclui o comunicado.

A organização informou esta semana que recolheu mais de 930 mil euros em donativos para ajudar as populações de afetadas pelos incêndios da última semana, na região centro de Portugal.

No terreno estiveram mais de 30 técnicos e cerca de 40 voluntários que visitaram cerca de uma dezena de aldeias nos concelhos mais afetados pelo fogo que deflagrou a 17 de junho, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos.

Durante a primeira semana de trabalhos foi montada a logística necessária para a entrega de “bens essenciais” (alimentação, produtos de enfermagem, vestuário, produtos de higiene pessoal) e “sinalização das primeiras situações a apoiar”.

A Cáritas Diocesana de Coimbra trabalhou em parceria com mais de 100 empresas, instituições, associações e particulares, com a ajuda das quais foi possível angariar “3416 produtos de alimentação, 644 produtos de higiene e limpeza, 5433 produtos de higiene pessoal, 85 unidades de ração para animais (domésticos e gado), 446 unidades de roupa de cama e atoalhados”.

Foram também reunidas “1400 caixas com vestuário, calçado e acessórios, eletrodomésticos e mobiliário, 271 utensílios de cozinha, e mais de 6000 medicamentos e produtos de enfermagem”.

Os incêndios que afetaram os Concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos (Distrito de Leiria, Diocese de Coimbra), na última semana, provocaram 64 mortes e mais de 200 feridos, além de terem atingido 90 casas e 25 empresas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR