Hoje realiza-se concerto solidário «é preciso acreditar» que vai ser transmitido na televisão
Coimbra, 31 out 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou a plataforma ‘De Mãos Dadas’ para “agilizar a interligação” entre necessidades e ocasiões de voluntariado, no âmbito da fase de acompanhamento e articulação dos incêndios de outubro.
“No mesmo espaço online queremos integrar as necessidades de pessoas e empresas afetadas pelos incêndios, a disponibilidade de voluntários para assegurar os pedidos de ajuda recebidos, gerindo depois o processo de oferta/procura em articulação com as entidades oficiais”, explica a instituição católica.
A plataforma ‘De mãos dadas’ foi implementada pela Cáritas de Coimbra no âmbito da fase de acompanhamento e articulação do Compromisso Cáritas | Incêndios outubro.
No 19.º ‘report’ da ação Cáritas Incêndios 2017 a instituição reafirma a “disponibilidade no apoio a cuidados diretos” e “indiretos” de forma a garantir as necessidades básicas das pessoas “afetadas e concomitantemente a sua subsistência”.
Sobre o compromisso de apoio aos incêndios de junho, a instituição informa que na última semana foram adjudicados “mais 9 processos de reconstrução total”, que acrescenta “às 8 habitações adjudicadas na semana” anterior.
“No âmbito das reconstruções, parcial e total, foram até ao momento consignados 33 processos, que se traduz num investimento, previsível para esta fase, de 1.143.945,73 euros”, acrescenta.
Neste contexto, a Cáritas Diocesana de Coimbra informa também que pretende começar a “análise e encaminhamento” dos registos recebidos na plataforma ‘De mãos dadas’ para que pessoas, famílias e empresas afetadas pelos incêndios “vejam as suas necessidades colmatadas com celeridade”.
Hoje à noite realiza-se o concerto solidário «É preciso acreditar» no Grande Auditório do Convento de São Francisco, com diversos artistas, que se mobilizaram após os incêndios de 15 e 16 de outubro; as receitas vão ser entregues à Cáritas de Coimbra.
A iniciativa promovida pelo artista conimbricense André Sardet vai ser transmitida no Canal 1 da RTP, pelas 22h00; a Cáritas de Coimbra informa que há “uma linha telefónica e uma conta para donativos”.
CB/OC