Incêndios: Cáritas de Coimbra apoia agricultores com tratores, alfaias e motosserras

Instituição continua com entrega de bens à população e construção de habitações e anexos

Coimbra, 28 nov 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra informa que abriu um concurso para aquisição de 15 tratores e 26 alfaias agrícolas, para além do investimento em 120 motosserras, num investimento total de 260 mil euros.

Em comunicado, a instituição explica que o investimento previsível nos 15 tratores e 26 alfaias agrícolas é de cerca de 240 mil euros a que juntam ao investimento “na ordem dos 20 mil euros com a aquisição de cerca de 120 motosserras”, que deseja entregar “até ao final da semana”.

A Cáritas de Coimbra no 23.º relatório de ação – Incêndios 2017 refere que o concurso foi lançado “após confirmar” as características dos equipamentos danificados junto das autarquias e lesados dos incêndios de outubro.

Neste âmbito, considera “expectável” que até esta quinta-feira possam definir a 1.ª fase do Compromisso Cáritas nesse âmbito e prevê uma 2.ª fase para as necessidades que existem mas “cuja identificação ainda carece de informação por parte as autarquias”.

A instituição católica revela também que teve conhecimento de “mais uma situação urgente” para garantir a subsistência de uma família e “assumiu o compromisso” de aquisição de material para construção de mais um anexo.

“Totaliza, até ao momento, o apoio na construção de dois anexos para animais, traduzido em quase 500m2 e no resguardo de mais de 300 cabeças de gado”, contabiliza.

A Cáritas Diocesana de Coimbra realça que continuam os contactos com os técnicos das autarquias afetadas pelos incêndios para mais “atualização das necessidades, enquadradas” no âmbito do seu compromisso.

Esta segunda-feira, por exemplo, dinamizou uma “Entrega de bens à população” – roupa de inverno e outra, produtos de higiene pessoal e produtos de higiene e limpeza das habitações -, no Centro Paroquial de Pedrogão Grande.

Já nas intervenções nas habitações de reconstrução total (incêndios junho) regista, ao nível da estrutura, “um investimento de 1 150 071,13€, dos quais 134 228,97€ estão liquidados”, e os técnicos de construção continuam a fazer acompanhamento no terreno.

Os produtos angariados nesta ação somam 56 534 bens e os produtos entregues às famílias e pessoas vítimas dos incêndios totalizam 22 874 unidades.

A instituição recorda que os donativos em numerário afetos aos incêndios de outubro inscrevem são de 302 810,61 euros, até ao momento, e aos incêndios de junho 1 796 125,56 euros.

De recordar que a Cáritas Diocesana de Coimbra lançou a plataforma ‘De Mãos Dadas’ para “agilizar a interligação” entre necessidades e ocasiões de voluntariado, no âmbito da fase de acompanhamento e articulação dos incêndios de outubro.

A instituição renova a disponibilidade e apoio junto das pessoas e comunidades afetadas nos 17 concelhos da Diocese de Coimbra.

CB

Partilhar:
Scroll to Top