Cardeal D. Américo Aguiar sublinha «prontidão total» para defesa das populações e do território

Roma, 29 jul 2025 (Ecclesia) – O cardeal D. Américo Aguiar, capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, deixou hoje uma mensagem de solidariedade e agradecimento a todos os que combatem os incêndios que assolam o país.
“Saudações fraternas a todos os bombeiros e a todas as bombeiras de Portugal que, nestes dias e nestas horas, têm estado em prontidão total, junto das nossas populações, para corresponderem àquilo que são, infelizmente, alguns incêndios que estamos a deflagrar”, referiu, numa mensagem em vídeo, divulgada nas redes sociais.
“Uns mais mediáticos, outros menos, mas em todo o país a prontidão de sempre, de cada homem e de cada mulher dos bombeiros de Portugal”, acrescentou o bispo de Setúbal.
Ponte da Barca, Penamacor, Arouca e Nisa são os incêndios com mais meios no terreno, na tarde desta terça-feira.
O capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses admite que as condições meteorológicas favorecem o aparecimento de alguns fogos, mas aponta à responsabilidade de cada pessoa.
“Quase que é fatal, infelizmente, que aconteçam alguns incêndios, a esmagadora maioria, quem sabe, talvez por erro ou maldade do coração e da mão humana”, apontou.
O cardeal D. Américo Aguiar, que se encontra em Roma por ocasião do Jubileu dos Jovens, deixou orações por quem está empenhado nas operações de combate às chamas: “Hoje quero dizer que estamos juntos, que rezamos para que tudo corra bem, que São Marçal [patrono dos bombeiros] os proteja e que acima de tudo nos possamos reunir, após a época de incêndios, para avaliar tudo o que fizemos e fazermos sempre mais e melhor”.
Mais de dois mil bombeiros combatem seis grandes incêndios do norte do país ao Alentejo.
“Quero dizer-vos, aqui em Roma, junto de Pedro, junto do nosso querido Papa Francisco, junto do Papa Leão XIV, quero dizer-vos que estamos sempre em oração por todos e cada um de vocês, pelas vossas famílias e, acima de tudo, para que esta época de incêndios, desta época de incêndios, sejamos vitoriosos”, declarou D. Américo Aguiar.
OC
Incêndios: Bispo da Guarda manifesta proximidade a bombeiros feridos e populações ameaçadas