Conduta destes homens e mulheres, que foram até ao fim na defesa do bem-comum, merece ser realçada e dada «como exemplo»
Fátima, Santarém, 10 set 2013 (Ecclesia) – Os bispos portugueses destacaram hoje em Fátima a entrega e a coragem com que os bombeiros lutaram contra os incêndios que atingiram o país durante o verão.
No final da assembleia plenária do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o secretário do organismo, padre Manuel Morujão, deu conta da vontade da Igreja Católica em “manifestar a sua plena solidariedade” para com as diversas corporações, que “têm feito coisas extraordinárias”.
“Vários bombeiros deram a vida pela causa da paz das populações, extinguindo fogos, defendendo propriedades mas sobretudo defendendo a vida das pessoas”, salientou o sacerdote.
A CEP deixa as suas “condolências” às famílias que perderam entes queridos no combate às chamas “mas também as felicitações pelo heroísmo dos irmãos bombeiros”.
Para os bispos, a conduta destes homens e mulheres, que foram até ao fim na defesa do bem-comum, merece ser realçada e dada “como exemplo”.
Um pouco por todo o país, mais de 14 mil fogos e 100 mil hectares de floresta foram destruídos pelas chamas, segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
Nos últimos três meses, 8 bombeiros morreram (quatro deles na casa dos 20 anos) e vários ficaram feridos no combate aos fogos que fustigaram sobretudo o Norte e Centro do país, com realce para a Serra do Caramulo, no distrito de Viseu.
LFS/JCP