D. Manuel Linda envia mensagem de solidariedade a quem combate os fogos no terreno, que muitas vezes se devem «à incúria ou à maldade humana»
Porto, 07 ago 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto publicou hoje uma mensagem em vídeo a agradecer aos bombeiros pelo combate aos incêndios que têm assolado Portugal, lamentando que muitos dos fogos tenham mão criminosa.
“É triste, e porventura muitos [incêndios] devem-se à incúria ou à maldade humana. Quem mais contribui com o seu sofrimento, com o seu trabalho, e às vezes, inclusivamente, perdendo a saúde e a vida, são os bombeiros voluntários, para que este drama seja minimizado e os fogos sejam extintos”, afirmou D. Manuel Linda, na publicação partilhada pela Diocese do Porto.
O bispo diocesano faz dois apelos, um deles dirigido aos “possíveis incendiários”: “Tenhamos coração humano. Não é possível destruir bens e vidas impunemente”.
Em segundo lugar, e sendo este o motivo que levou à gravação do vídeo”, D. Manuel Linda dá os “mais sinceros parabéns aos bombeiros, que de forma tão abnegada, e por vezes correndo riscos de vida, de maneira absolutamente extenuada, têm dado o melhor de si próprios para que este drama desapareça e os fogos sejam extintos”.
“Caros bombeiros, tenho muita consideração por vós. Mas agora, neste momento tão difícil, quero mostrar-vos a minha solidariedade. Estou convosco. Rezo por vós. Rezo pelas vossas famílias. Deus vos ajude e vos proteja, porque vós também nos protegeis a cada um de nós. Obrigado”, conclui.
Segundo o relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, referente a 31 de julho, um quarto dos incêndios rurais investigados este ano tiveram como origem o fogo posto e a área ardida até julho regista o terceiro valor mais elevado desde 2015.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, cerca de uma centena de concelhos do interior Norte e Centro do país estão hoje em risco máximo de incêndio.
LJ