Incêndios: Bispo de Setúbal manifesta pesar pela «tragédia» de Pedrógão Grande

D. José Ornelas apela à solidariedade das comunidades católicas e promove peditório especial

Setúbal, 18 jun 2017 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal manifestou hoje o seu pesar pela “tragédia” que aconteceu em Pedrógão Grande, na sequência de um incêndio, e apelou à oração e solidariedade das comunidades católicas, em articulação com a Cáritas Diocesana.

“Recomendo a todas as paróquias, comunidades religiosas e movimentos da diocese, que mobilizem todos os seus membros para lançar um olhar de solidariedade para quem precisa”, escreve D. José Ornelas, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA e publicada na internet.

No próximo domingo, as comunidades sadinas vão fazer um peditório especial com esta finalidade.

“Pedi à Cáritas Diocesana que, em ligação com a Cáritas Nacional, coordene estas e outras ações que venham a ter lugar, de modo que a solidariedade possa chegar o mais rapidamente possível a quem precisa”, informa o bispo de Setúbal.

O incêndio que deflagrou no sábado no concelho de Pedrógão Grande, tendo alastrado aos concelhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, já provocou mais de 60 mortes, estando este número em atualização.

D. José Ornelas lamenta a “tristíssima notícia da catástrofe do fogo” que atingiu muitas populações do centro do país.

“Se notícias destas não são, infelizmente, raras no nosso país, esta assume dimensões especialmente dramáticas, que não podem deixar ninguém indiferente, pela perda de tão numerosas vidas humanas e pela destruição de ingentes bens necessários à vida”, sublinha o prelado.

O bispo de Setúbal recorda os que morreram e todos os que foram atingidos pela catástrofe.

“Não podemos ignorá-los e queremos estar ativamente próximos de quem perdeu os seus entes queridos, de quem ficou sem os seus bens, de todos os que lutam e se empenham em socorrê-los: bombeiros, instituições de socorro e voluntários”, assinala.

D. José Ornelas apela à oração e reforça o pedido de “esforços solidários para ajudar quem precisa”.

“Que a nossa oração chegue ao Coração misericordioso do Senhor, que celebramos na semana que agora começa, por aqueles que perderam a vida tão tragicamente, por aqueles que os choram e pelos que perderam os seus meios de vida”, escreve.

Além de elevados danos materiais provocados pelos incêndios, há ainda a registar mais de 50 feridos, incluindo bombeiros voluntários, quatro dos quais em estado grave.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR