Incêndios: 64 velas em memórias das vítimas na igreja de Castanheira de Pêra

Presidente da República visitou localidade por ocasião do 103.º aniversário do concelho

Castanheira de Pêra, 04 jul 2017 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa visitou hoje Castanheira de Pêra, no 103.º aniversário do concelho, para manifestar a sua solidariedade às vítimas do incêndio que deflagrou a 17 de junho.

Marcelo Rebelo de Sousa participou na Missa celebrada na igreja matriz, cerimónia fechada à comunicação social.

Antes da celebração, o pároco local, padre José Lopes de Carvalho deixou uma saudação em nome do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, agradecendo a presença do presidente da República Portugesa.

Em memória de cada uma das vítimas mortais, foram acesas 64 velas diante do altar.

A Missa evocou ainda os feridos que estão em recuperação, nomeadamente os 4 bombeiros de Castanheira de Pêra, que o pároco acompanha.

Marcelo Rebelo de Sousa fez uma “homenagem” à história do município, tomando a palavra durante a cerimónia solene do hastear da bandeira nacional no edifício dos Paços do Concelho, que foi seguido de um minuto de silêncio em memória das vítimas do incêndio.

Para o presidente da República, a melhor forma de “respeitar os que partiram” é recomeçar, porque “a vida é feita de recomeços”.

“Hoje estamos a viver o dia do recomeço da vossa história”, disse aos presentes.

O chefe de Estado apelou a “construir o futuro”, sublinhando a “coragem dos últimos dias, das últimas semanas”, perante o drama dos incêndios.

“É preciso regressar, é preciso estar, é preciso fazer”, concluiu, na presença do ministro adjunto Eduardo Cabrita e do presidente da Câmara de Castanheira de Pêra, Fernando Lopes.

PR/OC

Partilhar:
Scroll to Top