Preparação do Sínodo Diocesano domina programação para o novo ano pastoral de Portalegre – Castelo Branco
“Igreja Diocesana, que dizes de ti mesma?” é a pergunta que define o plano pastoral da Diocese de Portalegre–Castelo Branco para 2010-2011.
Perante cerca de 350 pessoas, que se reuniram no Seminário de S. José, no dia 5 de Outubro, D. Antonino Dias começou por apelar a uma fé convicta, ao dizer “Quem não está convencido, não convence ninguém. Falar de Cristo é deixar Cristo falar”.
O bispo de Portalegre–Castelo Branco, num discurso reproduzido pelo site oficial da diocese, acrescentou ainda que “todos os cristãos são testemunhas, não meros fazedores de opinião”, sublinhado o caminho de comunhão que ainda tem de ser percorrido pelos fiéis.
Num ano pastoral que tem como destaque a preparação para o Sínodo Diocesano, as interpelações de D. Antonino Dias ganham maior significado, importando clarificar a missão da Igreja junto das pessoas e esclarecer as comunidades acerca da importância daquele evento.
O Secretário Diocesano da Pastoral, cón. Bonifácio Bernardo, adiantou que, no imediato, vão ser enviados aos diversos grupos paroquiais um conjunto de temas relacionados com a missão da Igreja, nas suas diversas vertentes, como por exemplo a evangelização, o diálogo ecuménico e inter-religioso e a relação com os não crentes.
A Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano vai ainda realizar um inquérito nas paróquias, onde apresentará 7 propostas diferentes para serem escolhidas. As matérias vão dizer respeito à família, à fé e razão, ao compromisso social, à evangelização, à presença da Igreja no mundo, à religiosidade popular e, por último, aos serviços e vocações.
As três propostas mais votadas no inquérito servirão de base para a elaboração dos temas a discutir nos grupos sinodais paroquiais.