Imagens virtuais no Flickr

www.flickr.com

O Flickr, fundado em 2002, é uma rede social que disponibiliza uma comunidade de partilha de fotografias, sendo assim um enorme recurso para todos os que se interessam por essa arte. Os seus membros podem fazer upload das suas fotos através o próprio Flickr, do correio electrónico ou inclusivamente do telemóvel, adicionando pequenos textos para serem partilhados e comentadas com os outros utilizadores.

Devido à expansão do mercado das máquinas fotográficas digitais conjuntamente com a banalização da banda larga, o Flickr goza de uma popularidade imensa, pois é muito fácil utiliza-lo e até criar a sua própria comunidade. Torna-se assim um excelente repositório de fotografias, devido à sua grande facilidade de utilização e está desenhado para “recompensar” a actividade recente do utili-zador, dando grande destaque às últimas fotos colocadas, estimulando desta forma o utilizador a fotografar mais e possivelmente a melhorar a sua técnica. Obviamente que todos os membros possuem uma página pessoal, como forma de estimular a interacção social.

Outra componente muito apreciada pelos utilizadores é o API (Application Programming Interface) que basicamente permite o desenvolvimento de outras aplicações usando conteúdos e funcionalidades próprios do Flickr.

O utilizador pode inscrever-se em grupos que, à semelhança de outras redes sociais, podem ser públicos, privados (apenas convidados) ou completamente particulares. Nestes grupos, existem fóruns e galerias onde os utilizadores partilham as fotografias, encorajando o melhoramento da técnica individual.

Outra funcionalidade interessante são os Tags (palavra-chave, um título ou descrição da fotografia) que utilizados em cada fotografia, facilitam a pesquisa no sítio. Por esta razão, cada imagem deverá possuir um grande número de tags para maximizar as possibilidades de interacção com os restantes membros. Os mais populares são inclusivamente destacados, para que os utilizadores tenham a possibilidade de saber o que é mais procurado no Flickr.

Aqui fica a proposta de outra fantástica ferramenta virtual, que torna mais efectiva a presença da denominada web 2.0.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top