Imagem peregrina parte para as paróquias madeirenses

D. António Carrilho presidiu a celebração na Sé do Funchal

Este Domingo foi de despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que permaneceu seis dias na Catedral do Funchal e parte agora em digressão pelas paróquias da Madeira, onde permanece até 13 de Maio de 2010.

Para o Bispo local, D. António Carrilho, “o objectivo da vinda da Imagem Peregrina está bem patente no lema escolhido para a Visita: «Com Maria, ser Igreja no mundo actual»”.

“Não se trata, pois, de expressar uma simples devoção, sem consequências na vida e na acção das pessoas e das comunidades cristãs, mas propor e ajudar a acolher, de forma mais aprofundada e esclarecida, o Evangelho de Jesus, como referência para uma vida nova e um maior compromisso na Igreja e na Sociedade”, referiu.

D. António Carrilho, Bispo do Funchal, presidia à eucaristia de aniversário da Dedicação da Catedral madeirense, datada de 18 de Outubro de 1517.

Neste contexto, referiu que o edifício “constitui o espaço privilegiado para a celebração da Palavra e da Eucaristia, a cátedra onde o bispo exerce o seu ministério de ensinar, transmitir a fé da Igreja e celebrar os sacramentos”.

Assinalando também o Dia Mundial das Missões, o Bispo do Funchal não quis esquecer a dimensão missionária da Igreja lembrando que “pertence à Igreja revelar o verdadeiro Rosto de Cristo, com alegria, entusiasmo e esperança”.

“Como servidora da Palavra, a Igreja deve anunciar a Boa Nova a todos os povos, num mundo fragmentado por uma certa angústia existencial, mas com sede de Amor, Verdade, Justiça, Paz e Unidade”, disse.

“Bento XVI recorda-nos na sua habitual mensagem para este Dia, que «a missão da Igreja é contagiar de esperança todos os povos. Está em questão a salvação eterna das pessoas, o fim e a plenitude da história humana e do universo». Evangelizar e contagiar com esta esperança viva, que é Cristo Jesus Ressuscitado, será para todos um dom e uma graça, mas também uma responsabilidade, serviço e compromisso,” referiu D. António Carrilho.

Nos próximos dias a Imagem Peregrina estará em Fajã do Penedo (dias 18 e 19), em Boaventura (dias 20 e 21), partirá depois para Ponta Delgada (21 a 23) e São Vicente (23 a 25). 

Partilhar:
Scroll to Top