Imaculada Conceição: «O que Maria foi é o que a Igreja é convidada a ser continuamente» – Arcebispo de Évora

D. Francisco Senra Coelho presidiu à Missa no Santuário de Vila Viçosa

Vila Viçosa, 8 dez 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora residiu à Missa no Santuário de Viça Viçosa, na solenidade da Imaculada Conceição, e afirmou na homilia que “Maria é a figura-tipo da Igreja”.

“O que é singular em Maria tem validade e, sobretudo, luminosidade para a globalidade da Igreja. O que Maria foi é o que a Igreja é convidada a ser continuamente”, disse D. Francisco Senra Coelho.

A Imaculada Conceição é evocada como padroeira de Portugal após D. João IV ter coroado a da Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha e Padroeira de Portugal, durante as cortes de 1646; antes, em 1385, quando as tropas comandadas por D. Nuno Alvares Pereira derrotaram o exército castelhano e os seus aliados, na batalha de Aljubarrota, o Santo Condestável fundou a igreja de Nossa Senhora do Castelo, em Vila Viçosa e fez consagrar aquele templo a Nossa Senhora da Conceição.

Esta manhã, o arcebispo de Évora presidiu à Missa que celebra a Imaculada Conceição e a sua ligação a Portugal, afirmando que Nossa Senhora não é uma “mera ‘prefiguração’ da Igreja, mas “’ideia’ realizada de forma perfeita e inigualável” e é “a única que é perfeitamente adequada e coextensiva à eficácia da Igreja como ‘auxiliar’ de Cristo”.

D. Francisco Senra Coelho recordou que se vive o tempo de preparação do Natal, o Advento, que é um convite a fazer “de cada encontro humano, uma oportunidade de crescimento e amadurecimento na humanização”.

“Eis o apelo desta Solenidade, em tempo de Advento: deixar que Cristo se forme em nós para que sejamos discípulos missionários, com testemunhos de vida contagiantes, sempre na Alegria do Evangelho”, afirmou.

O arcebispo de Évora recordou que o Plano Pastoral da Arquidiocese de Évora centra-se na Eucaristia, no contexto 53º Congresso Eucarístico Internacional de Quito, no Equador, a decorrer de 8 a 15 de Setembro de 2024, e do Congresso Eucarístico Nacional previsto para Braga, entre os dias 31 de Maio e 2 de Junho.

“A Eucaristia é o centro da vida cristã para onde tudo converge e donde tudo dimana. Pela celebração eucarística o Senhor Jesus renova a sua presença entre nós ‘até ao fim dos tempos’”, referiu D. Francisco Senra Coelho.

Esta sexta-feira, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa assinala a solenidade da Imaculada Conceição, num programa que decorre entre as 9h30 e as 18h30 e, para além da Eucaristia, prevê a procissão e e o ato de consagração, sob a presidência do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e a presença dos Duques de Bragança.

Isabel de Herédia, duquesa de Bragança, fala à Agência ECCLESIA da peregrinação anual a Vila Viçosa, um momento “emocionante” para a família.

“Quando vou, levo tudo. Peço tudo, agradeço tudo”, refere.

“Nossa Senhora, com a sua vida, com o seu sim, com o seu desprendimento, a sua entrega total, é um exemplo”, acrescenta.

A entrevista a D. Isabel Herédia é emitida esta sexta-feira no programa ECCLESIA, pelas 15h00, RTP2.

PR

 

Imaculada Conceição: Igreja Católica celebra dogma com ligação histórica a Portugal

Partilhar:
Scroll to Top