Diocese católica assinala que imagem de Nossa Senhora vai «visitar e abençoar as famílias, comunidades e toda a nação santomense»
São Tomé, 16 out 2025 (Ecclesia) – A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou à Diocese de São Tomé e Príncipe, esta quarta-feira, dia 15 de outubro, e vai percorrer as 14 paróquias desta Igreja Lusófona, até dia 5 de novembro.
“Que esta presença de Maria fortaleça os nossos corações e nos una na paz e na confiança em Deus”, pediu o bispo de o bispo São Tomé e Príncipe, D. João de Ceita Nazaré, na homilia da Missa de acolhimento, que presidiu, esta quarta-feira, 15 de outubro, na Sé.
A Diocese de São Tomé e Príncipe, que “recebe com alegria a visita” da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, informou que “este é um tempo de oração, fé e esperança, em que Maria Santíssima”, vai visitar e abençoar “as famílias, comunidades e toda a nação santomense”, numa publicação nas redes sociais.
‘Nossa Senhora Peregrina de Fátima, abençoe as nossas famílias!’, é o tema desta visita da imagem mariana que vai percorrer as 14 paróquias da Diocese de São Tomé e Príncipe, até dia 5 de novembro, e que esta Igreja Lusófona espera que “fortaleça a fé, renove os corações e traga abundantes graças a todos”.
A Diocese de São Tomé e Príncipe convidou “todos os fiéis, religiosas e sacerdotes” para participarem com “grande fervor” no acolhimento da Imagem de Nossa Senhora Peregrina de Fátima, que aterrou às 17h00, desta quarta-feira, 15 de outubro, neste país de África.
“Ontem, ao cair da tarde, o céu de São Tomé vestiu-se de fé e esperança. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou à terra das ilhas verdes, trazendo consigo um perfume de graça e um sopro de paz”, relata Arlindo Homem, fotojornalista da Agência ECCLESIA, que está a acompanhar esta visita.
Após a receção da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, no Aeroporto Internacional de São Tomé, foram em procissão, “com velas acesas, cânticos e orações”, com o bispo diocesano D. João de Ceita Nazaré, para a catedral, num momento de “profunda devoção e unidade, marcando o início desta caminhada mariana de bênçãos”.
Arlindo Homem acrescenta que forma “centenas de fiéis, corações ansiosos e mãos erguidas em louvor” que participaram na procissão luminosa, que percorreu cinco quilómetros “de oração e cântico, entre lágrimas, sorrisos e o som sereno do rosário”, durante três horas, até à Sé em São Tomé.
Na igreja catedral, Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi acolhida “com cânticos de amor e veneração”, e, segundo o programa da visita, D. João de Ceita Nazaré presidiu à Eucaristia que “elevou o coração da diocese num hino de gratidão e fé”.
A Diocese católica de São Tomé e Príncipe foi ereta a 3 de novembro de 1534, no arquipélago lusófono com o mesmo nome, criada a partir de áreas que foram desanexadas da diocese portuguesa do Funchal.
CB/OC
Itinerário da Peregrinação da Imagem De Nossa Senhora De Fátima:
![]() 15/10 – Paróquia da Sé 23 a 26/10 – Ilha do Príncipe |