Igreja/Vocações: Seminário Interdiocesano de São José muda-se para a Diocese do Porto

Porto, 02 out 2025 (Ecclesia) – O Seminário Interdiocesano de São José, criado em 18 de julho de 2013, por iniciativa conjunta das dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, deixou o edifício do antigo seminário de Braga e instalou-se em Gondomar (Diocese do Porto) numa casa pertencente à Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

Após doze anos de funcionamento em Braga, no edifício do antigo seminário da Rua de Santa Margarida – cedido pela Arquidiocese de Braga em espírito de cooperação fraterna -, o seminário foi informado da necessidade de desocupar aquele espaço, no final do ano letivo transato, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

De acordo com o reitor do seminário, padre António Jorge, esta decisão surge “porque foi dada outra finalidade ao antigo edifício e esta mudança vem ao encontro de uma nova estabilidade pedagógica e económica”.

Os formandos passam assim a frequentar a Faculdade de Teologia no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

O Bispo da Guarda, D. José Pereira, numa mensagem enviada aos padres da Diocese explica que “o espaço e as condições de cooperação foram consideradas pela Equipa Formadora como preferíveis face à única proposta em cima da mesa (o Seminário Menor em Braga), mesmo na condição de provisoriedade, desde que durante o próximo ano se encontre, com tempo, uma solução mais estável e de maior duração junto da Faculdade de Teologia no Porto, para junto da qual é proposto transferir-se agora a sede do Seminário Interdiocesano”.

As dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, deixam um agradecimento à Arquidiocese de Braga pela cooperação generosa ao longo dos últimos doze anos, reconhecendo o contributo fundamental que permitiu o arranque e consolidação desta etapa da formação sacerdotal.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top