Igreja: Visita «ad Limina» dos bispos de Portugal retoma «Renovação da Pastoral»

D. Manuel Clemente considera que «há muito trabalho a fazer» no setor da iniciação cristã

Lisboa, 12 fev 2015 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa afirmou em entrevista à Agência ECCLESIA que a visita «ad Limina« vai retomar o documento “Promover a Renovação da Pastoral da Igreja em Portugal” e o tema da “iniciação cristã”.

Para D. Manuel Clemente, o documento aprovado pela CEP em abril de 2013 “sintetiza linhas de força para a renovação da ação pastoral”, seguidas pelas dioceses portuguesas, que “aparecerão nos relatórios” que cada bispo tem de enviar para o Vaticano como preparação da visita do episcopado ao Papa e às instituições da Santa Sé.

“Isto é, temos de dar conta de como temos implementado nas nossas dioceses uma Igreja que seja mais comunitária, mais participada, onde a Palavra de Deus seja mais assimilada, motivo para redobradas ações concretas de serviço ao próximo”, afirmou o presidente da CEP.

O patriarca de Lisboa considera que a “sociedade vive numa crise de compromisso comunitário” e os cristãos têm de mostrar que “isto pode ser de outra maneira”

“Na mensagem para a Quaresma, o Papa diz que espera que cada comunidade cristã se transforme numa ilha de misericórdia no meio do mar da indiferença! É mesmo isso: misericórdia quer dizer atenção aos outros, sobretudo aos mais pequenos e fragilizados”, sublinhou D. Manuel Clemente.

O presidente da CEP referiu também que “há muito trabalho a fazer” para concretizar os desafios colocados por Bento XVI ao episcopado português, na última visita «ad Limina».

No discurso aos bispos de Portugal, em novembro de 2007, o agora Papa emérito disse que era necessário avaliar “a eficácia dos percursos de iniciação” cristã e “mudar o estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II”.

“Quando se fala em iniciação cristã trata-se de que cada crente, a começar pelos mais pequenos ou outros mais adultos que cheguem às comunidades cristãs, sejam realmente iniciados na vida e nos dinamismos de Cristo”, lembrou D. Manuel Clemente.

O patriarca de Lisboa disse que a iniciação cristã implica “conversão”, “mudança de mentalidade”.

“Cada um fale por si, verificando quando a sua iniciação cristã está realmente completa. Não consiste apenas em ter acedido aos sacramentos do batismo, da confirmação e da eucaristia. Mas em viver ‘batismalmente’, ‘crismalmente’ e ‘eucaristicamente’”, sublinhou o presidente da CEP.

“É para isso que nós cá estamos, para que aquilo que aconteceu com Jesus de Nazaré há 2000 anos aconteça agora com todo o cristão em qualquer Nazaré do mundo”, sustentou.

A visita “ad sacra limina apostolorum” ou simplesmente visita “ad limina” é realizada pelos bispos do mundo inteiro das diferentes dioceses com o objetivo de reforçar as “suas responsabilidades de sucessores dos apóstolos e da comunhão jerárquica com o sucessor de S.Pedro e a referência, na visita a Roma, aos túmulos (em latim “limina”) dos Apóstolos Pedro e Paulo, pastores e colunas da igreja romana”.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top