Igreja: Vaticano divulga calendário de celebrações do Papa em agosto e setembro

Foto EPA/Lusa

Cidade do Vaticano, 03 jul 2025 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje o calendário de celebrações do Papa para os meses de agosto e setembro, que incluem celebrações com jovens, um encontro ecuménico e uma Missa de canonizações.

A 3 de agosto, Leão XIV vai presidir à Missa conclusiva do Jubileu dos Jovens, em Roma, pelas 09h00 (menos uma em Lisboa), perante centenas de milhares de participantes de todo o mundo reunidos em Tor Vergata.

Esta é mesma localidade que acolheu a Missa final da JMJ no Jubileu de 2000, sob a presidência do Papa João Paulo II.

A 15 de agosto, saindo da residência pontifícia de Castel Gandoldo, nos arredores da capital italiana, Leão XIV vai presidir à Missa da solenidade da Assunção de Maria, pelas 10h00 locais, na paróquia pontifícia de São Tomás de Villanova.

A 7 de setembro, a Praça de São Pedro acolhe a Missa de canonização dos jovens beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, a partir das 10h00, sob a presidência do Papa.

Uma semana depois, a 14 de setembro, Leão XIV participa na comemoração ecuménica dos “novos mártires e testemunhas da fé”, pelas 17h00, na Basílica de São Paulo fora de muros, em Roma.

Na bula de convocação do Jubileu 2025, o Papa Francisco apresentava os mártires como o “testemunho mais convincente da esperança”; o mesmo Papa pediu que fosse instituída a ‘Comissão dos Novos Mártires – Testemunhas da Fé’, em vista do Ano Santo, que não diz respeito apenas à Igreja Católica, mas a todas as confissões cristãs.

O último compromisso de Leão XIV em setembro está marcado para o dia 28, com a Missa na Praça de São Pedro, às 10h00, por ocasião do Jubileu dos Catequistas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top