Cidade do Vaticano, 10 jan 2018 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje a decisão de assumir o controlo da sociedade de vida apostólica ‘Sodalitium Christianae Vitae’ (Sodalício de Vida Cristã), nomeando como comissário o bispo colombiano D. Noel Antonio Londoño Buitrago.
A decisão da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé) foi adiantada em comunicado de imprensa, no qual se manifesta ainda a “preocupação” com que o Papa acompanhou o caso.
Segundo o Vaticano, há “vários anos” chegaram informações sobre o ‘Sodalitium’ que justificaram uma “profunda análise” e levaram ao decreto de nomeação de um comissário apostólico.
“O Papa mostrou-se particularmente atento à notória gravidade das informações sobre o regime interno, a formação e a gestão económica-financeira”, refere a nota de imprensa.
O Vaticano alude ainda às “graves medidas” adotadas pelas autoridades judiciais do Peru em relação ao fundador do ‘Sodalitium Christianae Vitae’, Luis Fernando Figari, acusado de abusos sexuais.
OC