Documento vai ser discutido pela equipa que acompanha o setor
Lisboa, 04 jul 2012 (Ecclesia) – Os estatutos da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) já foram elaborados e “serão discutidos para serem aprovados” esta segunda-feira, na reunião dos elementos deste setor da pastoral, revelou hoje o diretor da instituição.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre Carlos Godinho adiantou que um dos objetivos gerais da ONPT “é iluminar a pastoral do turismo com a Palavra de Deus”.
Em relação aos objetivos específicos, o diretor da ONPT avançou que serão dadas indicações “concretas” para a pastoral do turismo nas dioceses e paróquias e pontos formativos, “estabelecendo parcerias com algumas instituições”.
Os estatutos desta estrutura criada recentemente pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) contemplam também “a formação de guias e agentes da pastoral do turismo”.
Depois de aprovados pelos elementos da ONPT, os estatutos serão enviados ao presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. Jorge Ortiga, e, posteriormente, à CEP.
Os elementos da ONPT vão reunir-se em Lisboa, na sede da CEP que será também sede da obra.
Além do diretor, a equipa da ONPT é composta pelo reitor do Santuário de Cristo-Rei, padre Sezinando Alberto, que ocupa o cargo de secretário, e pelo padre Miguel Neto, responsável pelo setor na Diocese do Algarve, que assume a tesouraria.
O grupo de vogais compreende Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja; frei José Loureiro, do Comissariado da Terra Santa; Varico Pereira, pertencente à cooperativa Turel; Rosário Frazão, da Agência de Viagens Verde Pinho; e Natalina Ferreira, do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima.
LFS