Lisboa, 15 nov 2011 (Ecclesia) – A Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) vai assinalar nos próximos dias 26 e 27 os seus 75 anos, num conjunto de iniciativas que vão decorrer na Casa Diocesana de Vilar, Porto.
A organização visa “celebrar os 75 Anos da LOC/MTC, fazendo memória da riqueza alcançada ao longo da sua história, incentivando e motivando todos e cada um a continuar esta chama que ainda arde”.
O programa inicia-se no sábado, dia 26, com um encontro da Equipa Nacional, a partir das 15h00, dedicado ao tema ‘O tempo que vivemos – Angústias, alegrias e desafios do mundo do trabalho atual’, seguido de debate.
Às 16h00 decorre a apresentação dos resultados da reflexão dos militantes e às 16h45 vai ser abordada a “atualidade da mística e do método da LOC/MTC”.
Após outros períodos de debate, às 19h00 são apresentados “desafios e conclusões”.
No dia 27, a cerimónia é aberta a “todos os militantes, simpatizantes e amigos do Movimento”, com início às 10h00 e missa a partir das 11h30.
A tarde inclui “tempo para as dioceses, intercalados com a intervenção musical” e, às 17h00, a apresentação dos desafios da LOC/MTC para o futuro, antecedendo a sessão de encerramento.
A LOC/MTC é um Movimento Nacional, que teve a sua origem nos primeiros Círculos Católicos de Operários, a partir de 1912.
Em 1936, com a criação da Ação Católica Portuguesa, aquela estrutura transforma-se na Liga Operária Católica, em representação do setor operário adulto do meio trabalhador.
A LOC/MTC nasce da fusão de dois Movimentos, a LOC Feminina, fundada em Portugal em 5 de maio de 1936, e da LOC Masculina, fundada a 12 de dezembro do mesmo ano.
OC