Igreja: Teólogos dizem que novo Papa vai ter de lidar com «problemas complexos»

Padre João Lourenço destaca desafio da globalização e salienta a importância de um pontificado que saiba falar «para todas as matizes»

Lisboa, 12 mar 2013 (Ecclesia) – Dois teólogos portugueses, o padre João Lourenço e o professor Eduardo Borges de Pinho, consideram fundamental que o novo Papa dê continuidade à aposta de Bento XVI no diálogo cultural, ecuménico e inter-religioso.

Em entrevista ao Programa ECCLESIA, o presidente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) sublinha que “a mundialização da sociedade, potenciada pelas novas tecnologias, coloca a Igreja diante de tarefas e problemas complexos”.

“Qualquer Papa que vier” a ser eleito no Conclave que hoje se inicia, no Vaticano, terá de lidar com “o problema de conciliar unidade com diversidade”, tanto a nível social como no meio da própria estrutura eclesial, refere o padre João Lourenço.

Para o sacerdote, o sucessor de Joseph Ratzinger tem de ter a capacidade de consolidar a ponte entre a fé e a cultura, uma vez que atualmente “as formas de traduzir a fé são muito mais alargadas”.

O professor Eduardo Borges de Pinho recorda o trabalho que Bento XVI realizou ao nível da justiça no mundo, da unidade dos cristãos, do diálogo inter-religioso.

De acordo com o especialista em teologia da UCP, as preocupações do Papa alemão nestas áreas “ficaram bem presentes e têm de ser continuadas”.

No dia em que começa no Vaticano, às 16h30 (menos uma hora em Lisboa) o Conclave para a eleição do novo Papa, o padre João Lourenço espera que o processo contribua para “realçar o sentido do serviço do ministério de Pedro”.

“Deve sair do seio da Igreja, não traduzir nem europeus, nem asiáticos nem africanos, mas dar testemunho para todas as matizes”, conclui o teólogo, numa emissão que poderá ser acompanhada a partir das 22h45 na Antena 1.

115 cardeais de 48 países, incluindo Portugal, vão escolher o sucessor de Bento XVI, que em fevereiro terminou o seu pontificado, após ter renunciado ao mesmo.

O Conclave, palavra com origem no latim ‘cum clavis’ (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

PRE/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR