Igreja tem palavra a dizer para superar a crise

Conselho pastoral diocesano reuniu em Lisboa O Conselho Pastoral Diocesano do Patriarcado de Lisboa reuniu no passado Sábado, juntando cerca de 40 conselheiros presentes numa reflexão que, entre outras, abordou  acção da Igreja perante o actual cenário de crise.

D. José Policarpo relembrou, neste contexto, princípios que fazem parte do património doutrinário da Igreja em matéria social e consequentemente na busca de uma sociedade que se estruture em bases solidárias e, hoje, na indispensável escala da globalização que está em marcha.

A reunião, que decorreu no Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais, foi presida pelo Cardeal-Patriarca e os seus bispos auxiliares.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Patriarcado de Lisboa explica que os presentes reflectiram sobre "a fragilidade do modelo em curso e sua incontornável alteração; na centralidade da pessoa e do bem comum na busca de um novo modelo para a economia; no reconhecimento da mudança de escala que aponta para uma globalização assente na aproximação dos povos e partilha dos bens universais".

Na abertura dos trabalhos, D. José Policarpo evocou os acontecimentos mais significativos, vividos durante o Ano Pastoral cessante, e traçou as linhas principais do ponto programático central do "Ano Sacerdotal".

O Cardeal-Patriarca enalteceu o significado do "Ano Sacerdotal" que a Igreja iniciara no dia anterior e que, adiantou, "oferecerá às comunidades eclesiais o ensejo de aprofundar o sacerdócio católico na sua dupla vertente: o sacerdócio comum e o sacerdócio ordenado".

O Director do Secretariado de Acção Pastoral (SAP) deu uma informação abreviada do modo como o Patriarcado de Lisboa viveu o Ano Paulino, fazendo-o à base das respostas, entretanto recebidas, a um inquérito sobre o assunto, enviado a toda a diocese.

Nas intervenções que se seguiram, acrescenta o comunicado, foi relembrado que o Simpósio "Reinventar a Solidariedade", realizado em Maio último, foi um momento de reflexão e um tempo de propostas que iluminaram o projecto "Igreja Solidária" que o Patriarcado lançou, motivado pela actual crise socioeconómica.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top