Igreja/Solidariedade: Cardeal de Manila vai presidir à Cáritas Internacional

D. Luis Antonio Tagle é o primeiro asiático a assumir o cargo

Lisboa, 15 mai 2015 (Ecclesia) – O cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, Filipinas, foi eleito esta quinta-feira como novo presidente da ‘Caritas Internationalis’, durante a 20ª Assembleia Geral da confederação de organismos católicos, que decorre em Roma.

“Vamos juntos fortalecer a Igreja dos pobres, o nosso testemunho pode ajudar a orientar-nos para um mundo que compreenda a justiça, a verdadeira liberdade e a paz”, disse o novo presidente, numa comunicação por telefone.

A Cáritas Portuguesa, presente neste evento, sublinha que a confederação internacional, fundada em 1950, esta presente em 165 países, com o Sudão do Sul como o mais novo membro, trabalhando como “o braço da Igreja Católica, que responde a emergências, promove o desenvolvimento humano integral e influência pública sobre as causas da pobreza e conflitos”.

O cardeal hondurenho D. Oscar Rodriguez Maradiaga, que deixa o cargo após dois mandatos, felicitou o novo presidente e ofereceu o seu apoio.

Além da eleição dos novos dirigentes, a Assembleia Geral que decorre até domingo tem como objetivo a definição do plano de ação para os próximos quatro anos.

O cardeal Tagle é o primeiro presidente da Cáritas Internacional oriundo da Ásia.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top