D. Tarcisius Isao Kikuchi destaca missão de «acolher, acompanhar, servir e defender os pobres e os vulneráveis»
Roma, 15 mai 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Tóquio, D. Tarcisius Isao Kikuchi, é o novo presidente da ‘Caritas Internationalis’, após a eleição que decorreu na 22ª assembleia geral desta confederação, em Roma.
“A Cáritas deve estar na linha de frente para acolher, acompanhar, servir e defender os pobres e os vulneráveis. Esta missão deve ser promovida e estar no centro da atenção dos membros da Confederação e gostaria que eu e o secretário-geral guiássemos toda a organização a realizar esta importante missão da Igreja. Todos somos convidados a caminhar juntos”, disse o arcebispo japonês, dirigindo-se aos 400 delegados que estão reunidos na capital italiana até terça-feira.
D. Tarcisius Isao Kikuchi, que assume um mandato de quatro anos, é o presidente da Conferência Episcopal do Japão e secretário-geral da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC).
“A Confederação da Cáritas deseja ao seu novo presidente os melhores votos para a sua missão”, lê-se num comunicado da instituição, citado pelo portal de notícias do Vaticano.
O arcebispo de Tóquio disse ao ‘Vatican News’ que a missão da Cáritas passa por “ajudar as pessoas a saber que não são esquecidas”.
“Somos uma organização da Igreja Católica e uma instituição ao serviço da Igreja. Isso significa que a Cáritas deve ser testemunha do amor de Deus, o que fazemos não é apenas fornecer alimentos ou materiais ou qualquer outro tipo de assistência, somos também testemunhas do amor de Deus”, declarou.
O responsável recorda a sua experiência como voluntário da Cáritas num campo de refugiados ruandeses em Bukavu (atual República Democrática do Congo), em 1995, onde ouviu uma queixa que se repetiria noutras ocasiões: “Estamos esquecidos, estamos esquecidos”.
“Claro que damos assistência profissional, mas ao mesmo tempo queremos dizer-lhes que estamos sempre com eles, sempre trabalhamos com eles, sempre nos lembramos deles. Ninguém será excluído, ninguém será esquecido, indicou D. Tarcisius Isao Kikuchi.
Este domingo, após a recitação do ‘Regina Coeli’, no Vaticano, Francisco saudou a eleição de um novo presidente da confederação internacional da Cáritas.
“Em frente, com coragem, no caminho da reforma”, apelou.
OC