Nova responsável assume o cargo com «com o espírito de missão e a vontade de impactar vidas que estão numa situação vulnerável» e aponta objetivos para os próximos quatro anos

Braga, 20 ago 2025 (Ecclesia) – Ana Santos é a nova presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, tendo tomado posse esta terça-feira, no Paço Arquiepiscopal daquela cidade, em conjunto com a nova equipa diretiva.
A nova responsável desempenhava, até agora, funções como secretária da direção da Cáritas de Braga e agora assume o papel de presidente da instituição para um mandato de quatro anos, sucedendo a João Nogueira.
Ana Santos vai procurar “reforçar a identidade e missão da Cáritas junto das comunidades paroquiais, valorizar pessoas e equipas, promovendo formação e bem-estar para quem trabalha na Cáritas de Braga, mas também garantir mais proximidade e resposta às novas pobrezas, adaptando a ação da instituição às realidades locais”, informa uma nota da instituição.
Entre os objetivos estão também a criação de “um gabinete de inovação social e sustentabilidade” e o reforço do “trabalho em rede, nomeadamente com a Cáritas nacional e internacional”.

Ana Santos comprometeu-se a “servir com amor, com responsabilidade e fé”, destacando que “as novas formas de pobreza colocam novos desafios à Cáritas”.
“É precisamente nestes contextos que a nossa missão ganha mais sentido”, salientou, acrescentando que apesar de a equipa não poder mudar o mundo sozinha, todos juntos, “com fé e compromisso”, é possível “semear o amor que transforma realidades”.
A nova presidente assume o cargo “com o espírito de missão e a vontade de impactar vidas que estão numa situação vulnerável”.
“Já experimentei todo o tipo de voluntariado. Comecei desde cedo e estive em lares de idosos, por exemplo”, refere a responsável que, juntamente com os restantes elementos da direção, vai assumir funções a título de voluntariado.
A restante equipa é formada por Paula Santos, vice-presidente, Jesuíno Afonso, secretário, Natália Pereira, tesoureira, André Lima e Tiago Costa, vogais.
O arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que marcou presença na tomada de posse da nova direção da instituição, sublinhou que a que “a Cáritas é o rosto da caridade da Igreja e está intimamente ligada à sua missão”.

“Não somos uma simples IPSS, somos mais do que isso. Tratamos quem nos procura como pessoas humanas e isso é ser Cáritas e Igreja”, afirmou.
D. José Cordeiro aproveitou o momento para, em tom de desafio à nova direção, dizer que “seria ótimo existir em cada paróquia uma Cáritas”.
Ana Santos, a nova presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, nasceu em novembro de 1981, é licenciada em Educação pela Universidade do Minho com uma especialização em Supervisão da Formação e Mediação Educacional e é diretora da Escola Profissional D. Afonso Henriques, em Guimarães.
LJ