Iniciativa «Um minuto pela paz» faz 10 anos e «continua de grande atualidade»
Cidade do Vaticano, 08 jun 2024 (Ecclesia) – O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, “encoraja e convida todos” a parar, às 13h00 deste sábado, dia 8 de junho, “e rezar pela paz em todos os lugares de conflito”.
“Esta simples proposta que se dirige a todas as pessoas, onde quer que estejam, sozinho ou acompanhado, independentemente da fé que professe, é a inclinar a cabeça por um minuto e rezar pela paz na Ucrânia, na Terra Santa, em Myanmar e em todos os lugares de conflito”, lê-se no sítio online do organismo da Santa Sé.
Neste contexto, salienta que este ano, em particular, o número de conflitos ativos “é muito elevado”, com consequências trágicas para as populações, “para as crianças, as mulheres, os idosos, as pessoas frágeis e para os jovens”.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida “encoraja e convida todos” – em particular as associações e os movimentos eclesiais – a participar e a promover esta “iniciativa simples”, às 13h00 deste dia 8 de junho.
Esta proposta, este sábado, vai realizar-se nos 10 anos da iniciativa ‘Um minuto pela paz’ (UMMP) – realizada no dia 6 de junho de 2014 às 13h00 -, que, destaca o dicastério da Santa Sé, “continua com grande atualidade”.
‘Um minuto pela paz’ é uma iniciativa promovida pelo Fórum Internacional de Ação Católica (FIAC), de apoio ao encontro ‘Invocação pela Paz’ que o Papa Francisco promoveu, no 8 de junho nos Jardins do Vaticano, com o então o presidente de Israel, Shimon Peres, o presidente da Autoridade Palestina, Maḥmūd ʿAbbās – Abu Mazen, e o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I; UMMP passou a comemorar-se no dia de 8 de junho, em 2015.
‘Queremos a paz. Uma urgência, um direito, uma necessidade’, foi o tema escolhido para convidar “todos a rezar pela paz e motivar um compromisso com a lógica das Bem-aventuranças”.
Em 2019, o Papa Francisco incentivou à participação nesta iniciativa, explicando que ‘Um Minuto pela Paz’ (UMMP), “de oração, para os crentes; de reflexão para quem não crê, todos juntos por um mundo mais fraterno”.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida informa que a FIAC disponibilizou o “convite para a oração” e mais informações, no seu sítio online.
CB