
Cidade do Vaticano, 15 out 2025 (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje à imprensa o V Encontro dos Movimentos Populares, que se realiza de 21 a 24 de outubro, seguido de Peregrinação Jubilar, nos dias 25 e 26.
O cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) declarou que a Igreja deve estar próxima daqueles que lutam “por uma vida mais digna, desenvolvendo as suas capacidades e contribuindo com a sua parte justa”.
O colaborador do Papa referiu aos jornalistas que é essencial “incluir os movimentos populares e revigorar as estruturas governativas locais, nacionais e internacionais com essa torrente de energia moral que brota da inclusão dos excluídos na construção de um destino comum”.
Para o cardeal Czerny, a solidariedade deve ser compreendida “no seu sentido mais profundo, como uma forma de fazer história”, refletindo o compromisso dos Movimentos Populares na promoção da justiça social.
O encontro, na sequência de uma dinâmica iniciada pelo Papa Francisco, pretende consolidar o trabalho conjunto entre instituições e comunidades marginalizadas, promovendo a luta contra as causas estruturais da pobreza e da exclusão.
OC