D. João Lavrador referiu que «todas as gerações» são chamadas a construir «uma nova humanidade» na fraternidade

Viana do Castelo, 08 jul 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo afirmou que “ser cristão não se limita ao interior dos templos”, num desafio aos fiéis para viverem uma fé ativa na sociedade, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Minho.
“Limitamos a nossa prática cristã ao contexto litúrgico, aos domingos, e esquecemo-nos que somos cidadãos. A Igreja tem cidadania, os cristãos têm cidadania”, disse D. João Lavrador, este domingo, dia 6 de julho, na homilia da peregrinação diocesana até ao alto da serra d’Arga.
“Centenas de peregrinos” cumpriram a devoção a Nossa Senhora da Conceição do Minho, e participaram nesta iniciativa diocesana, informou hoje, 8 de julho, a Diocese de Viana do Castelo.
D. João Lavrador, que alertou para o perigo de uma fé acomodada, afirmou: “Não podemos viver a nossa fé só dentro da igreja, a missão do cristão é no mundo, no trabalho, nas famílias, no meio da sociedade”.
O bispo diocesano explicou que ser discípulo de Cristo é “responder com generosidade e ousadia ao chamamento” e ser sinal de transformação, no dia-a-dia, por isso, “o cristão não pode esconder-se”.
“Deus não nos chama para uma fé escondida, mas para sermos nova criatura, e isso começa na relação com os nossos irmãos; todos batizados são discípulos missionários”, acrescentou.
Segundo o bispo da diocese católica do alto-minho, os cristãos “nem sempre têm consciência de que participam na missão”, e lembrou que “Maria responde com uma fé operativa”, quando elogiam a sua fé, a partir dela, “tudo recomeça, o mundo já não é igual”.
D. João Lavrador afirmou que “todas as gerações” são chamadas a construir “uma nova humanidade” na fraternidade, porque só transformam o mundo se se reconhecerem “como irmãos, e é em Jesus Cristo que o irmão maior se revela”, divulga a Diocese de Viana do Castelo, na sua página na internet.
A devoção a Nossa Senhora do Minho surgiu em 1945, e a primeira peregrinação diocesana realizou-se no dia 31 de maio de 1955.
Em 2018, o bispo então de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, coroou a imagem de Nossa Senhora da Conceição do Minho, na peregrinação diocesana ao santuário no alto da Serra d’Arga, tradição iniciada em 1955.
CB/OC