António Guterres destaca «mensagem de paz» do atual Papa
Lisboa, 20 mar 2018 (Ecclesia) – O secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou o “pontificado admirável” do Papa Francisco, eleito em março de 2013, e considera que estes cinco anos geraram um “dinamismo extraordinário” na Igreja Católica.
O responsável português falava ao portal de notícias do Vaticano, ‘Vatican News’.
Guterres considera que este é um pontificado “com um humanismo que encanta todos, com uma mensagem de paz, de amor, de solidariedade que teve uma influência extremamente positiva em todo o mundo”.
O secretário-geral da ONU foi uma das personalidades que participou, esta sexta-feira, nas comemorações dos 50 anos da Comunidade Islâmica de Lisboa, tendo apelado a “um grande investimento” no diálogo, envolvendo governos, autarquias, líderes religiosos e sociedade civil.
Ainda como alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Guterres encontrou-se com o Papa, no Vaticano, a 6 de dezembro de 2013, tendo elogiado a visita de Francisco a Lampedusa,” onde falou com os que sofreram no seu país, na Síria assim como na Eritreia, e sofreram de novo para chegar à Europa”.
O Papa Francisco foi eleito no dia 13 de março de 2013 depois de um Conclave que teve cinco escrutínios e durou pouco mais de 24 horas, após Bento XVI, agora Papa Emérito, ter apresentado a renúncia ao pontificado.
O atual pontífice assinou duas encíclicas, duas exortações apostólicas, 23 decretos sob a forma de ‘motu proprio’; convocou duas assembleias sinodais sobre a família e um jubileu extraordinário, dedicado à Misericórdia; realizou 22 viagens internacionais e 18 visitas pastorais na Itália.
OC