Movimento «Laudato Si» informa que «um poderoso rio», que representa a biodiversidade em risco, é o símbolo
Washington , 03 mar 2023 (Ecclesia) – O Movimento ‘Laudato Si’ lança hoje o ‘Tempo da Criação 2023’, com o tema ‘Que a justiça e a paz fluam’, que começa com uma primeira fase de “preparação” para chegar às lideranças locais e convidar as comunidades locais.
“Queremos promover o clima e a justiça ecológica e falar com e pelas comunidades mais afetadas pela injustiça climática e pela perda de biodiversidade”, lê-se na nota do movimento, iniciativa católica global pelo clima, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O ‘Tempo da Criação’ 2023 realiza-se de 1 de setembro a 4 de outubro, começa com uma celebração ecuménica no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e termina na festa de São Francisco de Assis.
O Movimento ‘Laudato Si’ explica que lança, esta sexta-feira, este tempo especial para que se comece com a “preparação”, isto é, “chegar às lideranças locais” e convidar as comunidades “a participarem ativamente”, sensibilizando-as sobre o tema 2023 e sobre “como responder ao grito da criação nos lugares onde o Senhor chama nos diversos contextos”.
Segundo a organização internacional, esta primeira etapa de “preparação” “é fundamental” para criar vínculos e relações “como Povo de Deus que cuida da casa comum”.
‘Que a justiça e a paz fluam’, é o tema para o ‘Tempo da Criação’ 2023, guiados pelo profeta Amós, que clama – “que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca!” -, e o símbolo que acompanha o tema é “um poderoso rio”, por representar “a biodiversidade em risco”.
“A urgência cresce e devemos tornar visível a paz com a Terra e na Terra, ao mesmo tempo que a justiça nos chama ao arrependimento e a uma mudança de atitudes e ações. À medida que nos juntamos ao rio da justiça e da paz com os outros, criamos esperança em vez de desespero”, desenvolve a iniciativa católica global pelo clima.
O Movimento Católico Global pelo Clima, nascido em 2015, anunciou a mudança de nome para ‘Movimento Laudato Si’, a 29 de julho de 2021, assumindo-se a inspiração na encíclica ecológica e social do Papa Francisco.
A encíclica ‘Laudato si’ foi lançada a 18 de junho de 2015, propondo uma mudança de fundo na relação da humanidade com o meio ambiente, face às consequências do aquecimento global e das alterações climáticas; o documento do Papa Francisco tem 246 números, divididos em seis capítulos; a expressão ‘Laudato si’’ (louvado sejas) remete para o ‘Cântico das Criaturas’ (1225), de São Francisco de Assis, o religioso que inspirou o pontífice argentino na escolha do seu nome.
CB