Autarca evoca «vida inteira ao serviço da Religião»
Macedo de Cavaleiros, 16 jun 2017 (Ecclesia) – O presidente do Município de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, lamentou hoje em comunicado a morte de frei Francolino Gonçalves, natural da região, e evocou uma “vida inteira ao serviço da Religião”.
O religioso português faleceu esta quinta-feira, em Jerusalém; nascido em Corujas, no Concelho de Macedo de Cavaleiros, em 1943, frei Francolino Gonçalves era membro da Comissão Bíblica Pontifícia, da Santa Sé, professor da Escola Bíblica de Jerusalém e membro da Associação Bíblica Portuguesa.
“Com uma vida inteira ao serviço da Religião, no sacerdócio, na investigação ou ensino, o Frei Francolino Gonçalves registou uma carreira global e de mérito reconhecido”, escreve Duarte Moreno.
O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros recorda que a ligação do falecido religioso a Corujas “nunca foi esquecida, apesar da vida preenchida, e, sempre que pôde, não deixou de visitar os familiares e amigos na terra que o viu nascer”.
“O percurso assinalável e a ligação às suas raízes, levaram o Município de Macedo de Cavaleiros a condecorá-lo com a Medalha de Dedicação e Bons Serviços” em 2012, acrescenta o autarca.
Duarte Moreno manifesta os seus “sentidos pêsames” e sublinha que o concelho “vê partir um dos que sempre o elevaram”.
Frei Francolino Gonçalves, investigador da Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém, tinha sido reconduzido pelo Papa Francisco em 2014 como membro da Comissão Bíblica Pontifícia, um cargo que ocupava desde 2009, por nomeação de Bento XVI.
Em 2011 foi distinguido por unanimidade com o prémio da Academia Pedro Hispano.
O dominicano José Rafael Reyes González refere, na página oficial da Ordem, que, “pouco antes de morrer”, o último pedido do religioso português foi que todos os presentes rezassem com ele o Pai-Nosso.
Uma Missa de sufrágio vai ser celebrada este sábado em Lisboa, pelas 19h00, no Convento de São Domingos de Lisboa (Alto dos Moinhos).
OC