Paulo Cunha destaca «dedicação aos outros, à Igreja e à comunidade» do arcebispo, natural deste concelho
Vila Nova de Famalicão, 14 jul 2017 (Ecclesia) – O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão afirma que D. Jorge Ortiga é um “cidadão exemplar e sacerdote comprometido”, num artigo pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do arcebispo primaz, publicado hoje no Semanário ECCLESIA.
“D. Jorge Ortiga é uma referência de Vila Nova de Famalicão e uma fonte de inspiração para todos. São já 50 anos de missão sacerdotal, de dedicação aos outros, à Igreja e à comunidade”, escreveu Paulo Cunha.
O edil de Vila Nova de Famalicão, concelho natal de D. Jorge Ortiga, considera que o arcebispo primaz é, atualmente, “uma das vozes mais respeitadas e ouvidas” em Portugal.
“Enche-nos de orgulho, assim como nos enche de orgulho o brilho no olhar que sempre lhe captamos quando fala de Vila Nova de Famalicão”, acrescenta.
Paulo Cunha assinala também que o percurso de vida de D. Jorge Ortiga “é merecedor de todo o respeito e admiração” há muitos anos e contextualiza com a atribuição da Chave da Cidade de Vila Nova de Famalicão, em 1999, que apenas cinco pessoas receberam até hoje, e a Medalha de Honra do Município, em 1992.
“As portas da nossa comunidade estão e estarão sempre abertas para receber o cidadão distinto e exemplar e o sacerdote responsável e comprometido”, afirma, num artigo pelos 50 anos de ordenação sacerdotal do arcebispo de Braga.
O presidente do município explica que são uma “comunidade viva”, que atua em muitos domínios, nomeadamente o social, “onde a Igreja desempenha um papel absolutamente decisivo para a coesão e o desenvolvimento comunitário”.
“Esta comunidade ativa, dinâmica, com um grande poder de iniciativa, na sua esmagadora maioria católica, tem sido berço de grandes Homens, cujos percursos de vida ajudaram o país a crescer e a desenvolver-se em várias áreas”, refere Paulo Cunha no Semanário digital ECCLESIA, que conta com uma entrevista de vida a D. Jorge Ortiga, a celebrar 50 anos de ordenação sacerdotal.
CB/OC