Cimeira de distinguidos está a decorrer até sábado em Roma
Cidade do Vaticano, 12 dez 2014 (Ecclesia) – O Papa escreveu uma mensagem aos participantes da 14.ª cimeira mundial dos laureados com o Prémio Nobel da Paz, que está a decorrer entre hoje e domingo em Roma.
Na missiva, endereçada ao presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz , cardeal Peter Turkson, Francisco destaca o “empenho de todos os participantes na promoção da paz e da fraternidade entre os povos” e “os seus esforços na busca de soluções para os conflitos atuais”.
O encontro dos premiados com o Nobel da Paz vai ter em especial atenção a memória de Nelson Mandela, e era para ter decorrido na Cidade do Cabo, na África do Sul.
No entanto, acabou por ser mudado para a capital italiana devido ao facto das autoridades sul-africanas recusarem atribuir o visto de entrada ao Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, laureado em 1989.
No que diz respeito a Nelson Mandela, também ele distinguido com o Nobel da Paz em 1993, o Papa argentino enaltece o seu “legado de “não-violência e reconciliação”, que “continua a inspirar o mundo”.
“Que todos quantos participam nesta cimeira possam sair dela renovados e encorajados no seu trabalho, que é urgente, e que a sua ação traga frutos abundantes de paz para o mundo”, concluiu.
JCP