Igreja/Sociedade: Papa alerta para «o egoísmo, o consumismo e o individualismo», no Dia Mundial da População

«O problema do nosso mundo não é o nascimento de crianças», afirma Francisco

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 11 jul 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou o Dia Mundial da População 2024, que se comemora esta quinta-feira, com uma mensagem na rede social X onde alerta que “o problema do mundo não é o nascimento de crianças”.

“O problema do nosso mundo não é o nascimento de crianças: é o egoísmo, o consumismo e o individualismo, que tornam as pessoas saciadas, sozinhas e infelizes. #WorldPopulationDay”, publicou o Papa Francisco, com o marcador em português Dia Mundial da População, na conta @pontifex_pt, na rede social ‘X’.

O Papa alertou, na 4ª edição dos Estados Gerais da Natalidade, que decorreram a 10 de maio, em Roma, para o envelhecimento da Europa e pediu políticas de apoio para os jovens e as famílias, sublinhando que os filhos são um “dom”, nunca um “problema”.

“A vida humana não é um problema, é um dom. E na origem da poluição e da fome no mundo não estão as crianças que nascem, mas as escolhas de quem só pensa em si próprio, o delírio de um materialismo desenfreado, cego e desenfreado, de um consumismo que, como um vírus maligno, mina pela raiz a existência das pessoas e da sociedade”, assinalou Francisco, aos participantes do encontro promovido pelo Fórum das Associações Familiares, no Auditório da Conciliação, junto ao Vaticano.

O Dia Mundial da População 2024 tem como tema ‘Para não deixar ninguém para trás, conte com todos’, a diretora do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA-United Nations Population Fund) destaca a oportunidade para perguntar “quais as pessoas que ainda não são contadas e porquê”, e quanto é que isso custa às pessoas, às sociedades “e aos esforços globais de não deixar ninguém para trás”.

“Para que a humanidade progrida, as pessoas têm de ser contadas, onde quer que estejam e quem quer que sejam – em toda a sua diversidade. Para acabar com a desigualdade, para encontrar e desenvolver a paz e a prosperidade, para tecer mais fios de esperança, o mundo precisa de fazer mais pela inclusão”, acrescenta Natalia Kanem, na mensagem para esta data.

O portal de notícias ‘Vatican News’ informa, a partir de números da Fundação Alemã para a População Mundial (DSW), que existiam 8,073 mil milhões de pessoas no mundo, a 26 de janeiro de 2024.

A comemoração anual do Dia Mundial da População, a 11 de julho, tem como objetivo de sensibilizar para as questões relacionadas com a população e reconhecer a importância das políticas demográficas no desenvolvimento socioeconómico dos países; esta data foi proclamada na Resolução 45/216 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 21 de dezembro de 1990.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top