Igreja/Sociedade: Papa reafirma que «a pena de morte é inadmissível» (c/vídeo)

«Destrói o dom mais importante que recebemos: a vida» – Francisco

Cidade do Vaticano, 31 ago 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje a “todas as pessoas de boa vontade” para que se mobilizem “pela abolição da pena de morte em todo o mundo”, na sua intenção de oração para o mês de setembro.

“Rezemos para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa humana, seja abolida nas leis de todos os países do mundo”, pede, no vídeo divulgado através dos canais digitais do Vaticano e da Rede Mundial de Oração do Papa.

Na mensagem enviada à Agência ECCLESIA, pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), Francisco assinala que, a cada dia, “mais pessoas em todo o mundo estão a dizer não à pena de morte”.

“Para a Igreja, isso é um sinal de esperança; à luz do Evangelho, a pena de morte é inadmissível. O mandamento ‘não matarás’ refere-se tanto ao inocente como ao culpado”, explicou.

Segundo dados da Nações Unidas (ONU), cerca de 170 Estados aboliram a pena de morte, impuseram uma moratória à sua utilização na lei ou na prática, ou suspenderam as execuções durante mais de 10 anos, mas ainda é aplicada em 55 países, de vários continentes.

“Moralmente a pena de morte é inadequada; ela destrói o dom mais importante que recebemos: a vida. Não esqueçamos que, até ao último momento, uma pessoa pode se converter e pode mudar.”

O Papa afirma que de um ponto de vista jurídico, a pena de morte “já não é necessária”, porque a sociedade pode “reprimir eficazmente o crime” sem privar definitivamente o infrator “da possibilidade de redimir-se”.

“Sempre, em toda condenação, deve haver uma janela de esperança. Caso contrário, não tem sentido”, realça.

Pena de MorteFrancisco sublinha que a “pena capital” não oferece justiça às vítimas, “mas encoraja a vingança”, evita qualquer possibilidade de se “desfazer um possível erro judicial”.

A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) salienta que de São João Paulo II ao Papa emérito Bento XVI, os pontífices “pronunciaram-se fortemente contra o uso da pena de morte pelos governos nas últimas décadas”, mas Francisco “foi mais longe” ao ordenar a alteração do número 2267 do Catecismo da Igreja Católica relativo à pena de morte, em 2018.

O diretor internacional da RMOP assinala que o Francisco reitera o que escreveu na encíclica ‘Fratelli tutti’ e especificou no Catecismo da Igreja Católica (CIC).

“O Papa convida-nos a rezar e a nos mobilizarmos para apoiar as associações e organizações que lutam pelo fim da pena de morte”, acrescentou o padre Frédéric Fornos, sacerdote jesuíta, sobre a intenção do mês de setembro.

O ‘Vídeo do Papa’ é uma iniciativa oficial de alcance global que tem como objetivo difundir as intenções de oração mensais de Francisco, desenvolvida pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), confiada à Companhia de Jesus (Jesuítas); o projeto conta com o apoio do ‘Vatican Media’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top