Igreja: Fátima acolheu Peregrinação Internacional de Acólitos

Organizada pela associação europeia de acólitos, com o lema «Tu és o agora de Deus!»

Foto: Serviço Nacional de Acólitos

Fátima, 31 ago 2022 (Ecclesia) – O Serviço Nacional de Acólitos (SNA), da Igreja Católica em Portugal, informa que a primeira peregrinação internacional deste setor a Fátima contou com 134 participantes, de seis países, entre 25 e 28 de agosto.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o diretor do SNA destaca que participaram 30 acólitos de Portugal, provenientes de seis dioceses: Angra, Braga, Évora, Forças Armadas e de Segurança Lisboa e Porto.

O padre Luís Leal informa que esta foi a primeira Peregrinação Internacional de Acólitos a Fátima, organizada pelo CIM (Coetus Internationalis Ministrantium), a associação europeia de acólitos, e mobilizou ao todo 134 pessoas, de Portugal, Luxemburgo, Croácia, Alemanha, Hungria e Roménia.

‘Tu és o agora de Deus!’, foi o lema deste encontro, e, segundo o comunicado, o arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade fez uma catequese sobre Fátima e a sua mensagem, realçando a centralidade de Cristo na Mensagem de Fátima “e da necessidade da conversão e de um ‘olhar puro para ver o invisível’, como os pastorinhos”.

Foto: Serviço Nacional de Acólitos

D. José Cordeiro também respondeu a várias perguntas num tempo que foi de “uma partilha importante e complementar à catequese”, no dia 26 de agosto.

Os peregrinos conheceram a cidade de Fátima e o santuário mariano, onde participaram “no terço e procissão das velas”, assumindo “a orientação de alguns mistérios em diferentes línguas, e o transporte do andor de Nossa Senhora de Fátima.

Os acólitos também oportunidade de refletir e aprofundar a catequese de D. José Cordeiro em grupos linguísticos; o cónego Francisco Couto, reitor do Santuário Nacional de Vila Viçosa (Arquidiocese de Évora) e vice-diretor do Serviço Nacional de Acólitos, orientou o grupo português.

O programa também proporcionou momentos de descoberta do património natural, edificado e religioso da Nazaré, “muitos aproveitaram a praia atlântica, outros exploraram vila da Nazaré, conhecendo também o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré”.

A Peregrinação Internacional de Acólitos a Fátima teve dois momentos conclusivos no recinto do santuário mariano, a oração do terço e a Missa, presidida pelo padre Carlos Cabecinhas, na manhã deste domingo, dia 28, e na parte da tarde rezaram uma Ave-Maria, “em cada língua dos participantes”, e ofereceram a Nossa Senhora “um terço feito especialmente para esta peregrinação”.

O padre Luís Leal, diretor do SNA, informa ainda que o CIM (Coetus Internationalis Ministrantium) vai organizar uma nova Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma (PIAR), em agosto de 2024.

Serviço Nacional de Acólitos é um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia, destinado a promover e apoiar o exercício do ministério dos Acólitos, segundo as orientações da Igreja.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top