Francisco assinala Dia Internacional dos Direitos das Crianças
Cidade do Vaticano, 20 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou hoje o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, que é comemorado a 20 de novembro, com uma publicação na rede social X onde afirma que “nenhuma guerra vale as lágrimas das crianças”.
“Quantas crianças são privadas do direito fundamental à vida e à integridade física e mental por causa de conflitos? Quantas crianças são forçadas a participar ou testemunhar combates e a ter que carregar suas cicatrizes?”, pergunta o Papa, na sua conta ‘Pontifex_pt’, na antiga rede social Twitter.
“Nenhuma guerra vale as lágrimas das crianças”, acrescenta Francisco, concluindo o tweet publicado pelo Dia Internacional dos Direitos das Crianças, que é comemorado anualmente a 20 de novembro.
A Declaração dos Direitos das Crianças foi proclamada a 20 de novembro de 1959, adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e 30 anos depois, a 20 de novembro de 1989, adotada a Convenção dos Direitos da Criança, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirma que os “direitos das crianças são direitos humanos” e alerta para as guerras, a crise climática e a turbulência económica.
“Crises após crise, crianças em todo o mundo estão a ser privadas das suas vidas e do seu futuro. As crianças precisam de paz, agora”, acrescenta o diplomata português, na sua conta na rede social Instagram.
CB
Quantas crianças são privadas do direito fundamental à vida e à integridade física e mental por causa de conflitos? Quantas crianças são forçadas a participar ou testemunhar combates e a ter que carregar suas cicatrizes? Nenhuma guerra vale as lágrimas das crianças.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) November 20, 2023