Lisboa, 12 out 2022 (Ecclesia) – O Museu de Lisboa inicia hoje o curso ‘Santos Portugueses Patronos do Exército’, que se vai realizar em cinco sessões, de 12 de outubro a 9 de novembro , com o investigador Augusto Moutinho Borges.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a organização explica que vão “potenciar o conhecimento dos Santos Portugueses Patronos do Exército”, de que forma evoluiu ao longo dos séculos, “mantendo a sua ligação viva no presente”.
O curso realiza-se em cinco sessões, nos dias 12, 19 e 26 de outubro e 2 e 9 de novembro, e é possível assistir presencialmente, no Museu de Lisboa – Santo António (Largo de Santo António, 22), com exceção da quarta sessão que se realiza no Museu da GNR, no Convento do Carmo, ou pela plataforma Zoom.
Em cada uma das cinco sessões, que se realizam sempre às quartas-feiras, às 17h00, serão focados alguns dos santos patronos.
O Museu de Lisboa refere que o Exército português “é a instituição mais antiga que tem na sua génese patronos”, constituindo-se como protetores e onde nos campos de batalha “as hostes gritavam pelo seu Santo, redobrando o ânimo dos combatentes”: “Cada praça de guerra tinha o seu Santo protetor, a quem os militares se invocavam não só em tempos de paz como durante a guerra”.
LFS/CB