Sacerdote, especialista em comunicação, assinala que «é importante anunciar e dar uma grande visibilidade mediática ao Jubileu 2025»
Faro, 24 jan 2025 (Ecclesia) – O diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg) afirmou que “o mundo da comunicação social necessita de esperança” e a Igreja pode ajudar como fonte da mesma, falando a respeito do próximo evento do Jubileu 2025, dedicado aos profissionais do setor.
“O mundo da comunicação social necessita de esperança e olha para a Igreja Católica como a fonte dela. A Igreja precisa de mostrar a esperança cristã em todos os meios de comunicação”, disse o padre Miguel Lopes Neto à Agência ECCLESIA.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, que foi proclamado pelo Papa Francisco na bula intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana); este ano jubilar teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina no dia 6 de janeiro de 2026.
A primeira grande celebração do Ano Santo 2025 vai ser o Jubileu do Mundo das Comunicações, entre 24 e 26 de janeiro, que coincide com o dia litúrgico do patrono dos jornalistas e comunicadores, São Francisco de Sales (24 de janeiro).
“Em primeiro lugar é importante anunciar e dar uma grande visibilidade mediática ao Jubileu 2025, por isso nada melhor do que começar pelo setor da comunicação social”, salientou o diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve.
De 24 a 26 de janeiro, milhares de jornalistas e comunicadores peregrinos vão estar em Roma para atravessar a Porta Santa, encontrar-se com o Papa e participar em várias iniciativas religiosas e culturais.
O padre Miguel Lopes Neto salientou a responsabilidade da comunicação diocesana “anunciar a esperança todos os dias”, sobretudo, nos meios digitais “onde as clivagens e divisões na humanidade atual se notam mais e de forma mais agressiva”.
“Faz falta esperança cristã no ambiente digital”, salienta o sacerdote algarvio especialista em comunicação.
Pelo dia de São Francisco de Sales, o Vaticano vai publicar a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2025, onde, por exemplo, Francisco vai alertar para os discursos de ódio, lamentando a violência na comunicação, no documento intitulado ‘Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações’ (cf. 1 Pd 3, 15-16).
‘Peregrinos de Esperança’ é o tema do Ano Santo 2025, o diretor do GIDAlg sublinha a necessidade de mostrarem “os sinais de esperança que acontecem na diocese”, que têm feito ao longo dos anos e, este ano, pensam “em fazer ainda mais, apesar dos recursos muito limitados”.
O arcebispo D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização (Santa Sé), o organismo responsável pela organização do Ano Santo 2025, disse que querem que “a experiência positiva” dos jornalistas no Jubileu do Mundo da Comunicação “se torne um instrumento para comunicar aos outros a importância do Ano Santo”, ao jornal ‘Folha do Domingo’ e à Agência ECCLESIA, no dia 13 de janeiro, em Albufeira, na Diocese do Algarve.
O diretor do jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ realça que pretendem ser esse “instrumento”, concretamente sobre “o que for acontecendo na Diocese do Algarve” relacionado com o Ano Santo.
“Temos previsto fazer a cobertura noticiosa dos jubileus diocesanos, a começar já no próximo dia 25 pelos catequistas, seguindo com o dos consagrados, no dia 02 de fevereiro, e o da proteção civil no dia 08 e por aí em diante”, indicou Samuel Mendonça, à Agência ECCLESIA.
O diretor do ‘Folha do Domingo’ adianta também que pretendem “acompanhar o Jubileu a Roma de participação algarvia com maior expressão”, que, provavelmente, vai ser o Jubileu dos Jovens, de 28 de julho a 3 de agosto.
O Jubileu do Mundo das Comunicações vai motivar a peregrinação a Roma de diferentes setores profissionais e da pastoral da Igreja Católica, o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), da Conferência Episcopal Portuguesa, organizou uma peregrinação com jornalistas, colaboradores de jornais, de rádios e de gabinetes de imprensa, e responsáveis por este setor na CEP.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se, em cada ano, no domingo antes do Pentecostes.
CB/OC