Presidente da República assinalou «relevante impacto que tem tido na renovação da Igreja, no envolvimento dos leigos na vida da Igreja e da sociedade, bem como das relevantes missões»

Lisboa, 20 jul 2024 (Ecclesia) – A Sociedade Missionária da Boa Nova foi distinguida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como Membro honorário da Ordem do Mérito.
“O Presidente da República condecorou a Sociedade Missionária da Boa Nova como Membro honorário da Ordem do Mérito, tendo em conta o relevante impacto que tem tido na renovação da Igreja, no envolvimento dos leigos na vida da Igreja e da sociedade, bem como das relevantes missões que realiza em Moçambique, Angola, Brasil, Zâmbia e Japão, em que se tem vindo a assumir como «ponte entre Igrejas»”, pode ler-se numa nota publicada no site da presidência da República.
A distinção, decorrida no dia 18, acontece por ocasião dos 100 anos da revista da Boa Nova, “considerada pioneira da imprensa missionária”.
O Presidente da República recebeu em audiência, no Palácio de Belém, uma delegação da Revista Boa Nova, liderada pelo seu diretor, o padre Adelino Ascenso, e Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, tendo sido acompanhado por pelo diretor da publicação, o padre Rui Ferreira e Artur de Matos, que o precedeu no cargo, bem como da atual Diretora-Adjunta, Eva Dias.
Um comunicado da Sociedade Missionária da Boa Nova enviado hoje à Agência ECCLESIA assinala a “alegria” e partilha a “feliz notícia” com “todos os missionários e família Boa Nova”.
Numa mensagem do Presidente da República gravada para os leitores da publicação, Marcelo Rebelo de Sousa recorda ter sido leitor da revista assinada pela sua mãe.

“Acabei de homenagear esta Sociedade Missionária e, ao mesmo tempo, a «Boa Nova» enquanto porta-voz em termos de comunicação social daquilo que é uma obra secular. O século começou a ser perfeito, já lá vai um ano, mas este ano é o ano em que se junta esse século com o século do órgão de comunicação social que me recordo de ver na minha família permanentemente, e que depois continuei a ler ao longo da minha vida. Mas a homenagem não é minha pessoal, é uma homenagem do país por aquilo que é uma obra realizada no mundo”, reconhece.
“Em Portugal, naturalmente, mas depois neste momento em África, em Angola e Moçambique, no Brasil, também no Japão, onde quer que haja o mesmo espírito, a mesma causa, o mesmo serviço dos outros e isso, naturalmente, prestigia e honra Portugal. Daí a atribuição do título de Membro Honorário da Ordem do Mérito, em nome de Portugal em nome de todos os portugueses.»”, acrescenta.
A Ordem do Mérito destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade, indica o site da Presidência.
LS