Igreja/Sociedade: Instituições do Porto criam prémio «D. António Francisco Santos»

Presidente da Irmandade dos Clérigos anunciou homenagem ao percurso do falecido bispo

Porto, 11 out 2017 (Ecclesia) – O presidente da Irmandade dos Clérigos anunciou hoje a instituição do Prémio D. António Francisco Santos, no “valor de 75 mil Euros”, um mês após a morte do bispo do Porto.

Este galardão internacional “vai ser entregue a cada dia 11 de setembro”, data do falecimento de D. António Francisco dos Santos, e pretende premiar, em Portugal ou no estrangeiro, “pessoas ou entidades que se tenham evidenciado na promoção da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos e na luta contra as desigualdades”, disse à Agência ECCLESIA o padre Américo Aguiar.

O 'Prémio D. António Francisco Santos' é instituído pela Irmandade dos Clérigos, a Associação Comercial do Porto e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, “instituições com uma histórica ligação na promoção da cidade e na valorização dos cidadãos” e foi apresentado esta manhã no Palácio da Bolsa, naquela cidade.

“Estas três instituições são os mecenas deste prémio” porque pretendem “não deixar esquecer o testemunho de D. António Francisco Santos”, precisou o padre Américo Aguiar.

A apresentação do prémio decorreu esta manhã, no Palácio da Bolsa, com a presença de Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, e de António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, além do presidente da Irmandade dos Clérigos.

Para além desta iniciativa, o 30.º dia do falecimento de D. António Francisco dos Santos vai ser recordado com uma Missa, na Catedral do Porto, às 19h00; com a apresentação de uma edição especial da ‘Voz Portucalense’, semanário diocesano, e uma revista editada pela Irmandade dos Clérigos com imagens que recordam o bispo do Porto e textos da Agência ECCLESIA e da Voz Portucalense.

A entrevista ao padre Américo Aguiar é transmitida hoje no Programa ECCLESIA, pelas 15h00, na RTP2.

HM/LFS

Partilhar:
Scroll to Top