«Presença católica no meio militar recorda-nos valores que somos continuamente chamados a cultivar», disse o chefe de Estado-Maior
Lisboa, 04 abr 2018 (Ecclesia) – O chefe de Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa distinguiu hoje D. Manuel Linda com a medalha de mérito aeronáutico de primeira classe e destacou o “humanismo” que caraterizou a sua missão como bispo das Forças Armadas e de Segurança.
Em declarações à Agência ECCLESIA, no final da cerimónia nas instalações do EMFA em Alfragide, o general Manuel Teixeira Rolo salientou “as palavras estimulantes e de força” que D. Manuel Linda sempre conseguiu deixar aos militares e a forma como se afirmou como “mensageiro” dos valores que estes homens e mulheres são continuamente chamados “a cultivar”.
“Sobretudo porque a Força Aérea tem uma missão que determina isso, que determina que haja força, que haja coragem, que haja abnegação, espírito de missão. E tudo isso consegue-se fazer melhor se houver fé e se houver esperança”, sustentou.
D. Manuel Linda vai assumir no dia 15 de abril uma nova missão, como bispo da Diocese do Porto, depois de cerca de quatro anos à frente do Ordinariato Castrense, as comunidades católicas das Forças Armadas e de Segurança.
Na hora de se dirigir a todos os membros da Força Aérea, o bispo de 61 anos destacou os tantos homens e mulheres, “muitos deles de forma quase anónima” que “tanto contribuem” para o serviço do país e do povo português.
Tanto “ao nível da defesa da nação” como, por exemplo, em atividades de “buscas e salvamentos”, “transportes de órgãos” e mesmo “transportes de recém-nascidos”, como aconteceu na última semana, nos Açores, assinalou o bispo.
“Estarão sempre no meu coração”, disse D. Manuel Linda, que lembrou que no Porto também terá como missão estar próximo daqueles que de forma tão “nobre” se entregam aos outros, na área militar.
“Vou para uma diocese que tem pelo menos duas unidades da Força Aérea, a Estação do Radar de Paços de Ferreira, e tem o Aeródromo de Manobra de Maceda”, salientou.
A vinda do Papa Francisco a Portugal, em maio de 2017, foi um dos acontecimentos que marcaram a missão de D. Manuel Linda como bispo das Forças Armadas e de Segurança.
Para o futuro bispo do Porto, os dias 12 e 13 de maio de 2017 ficam na memória como “uma oferta, uma prenda que lhe foi oferecida”.
“A visita do Papa que guardo nas imagens da minha memória e do meu coração foi obviamente um ponto alto”, disse D. Manuel Linda.
Manuel da Silva Rodrigues Linda nasceu a 15 de abril de 1956 na Freguesia de Paus (Concelho de Resende, Diocese de Lamego e Distrito de Viseu); frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego), e o Instituto de Ciência Humanas e Teológicas (Porto) tendo sido ordenado padre a 10 de junho de 1981, na Diocese de Vila Real.
Foi nomeado pelo Papa Francisco como ordinário castrense em Portugal a 10 de outubro de 2013, sucedendo então a D. Januário Torgal Ferreira, que resignou por limite de idade.
JCP