Igreja/Sociedade: Férias são oportunidade de dinamização

Bispo de Beja quer estruturas católicas acolhedoras e criativas

Beja, 16 jul 2014 (Ecclesia) – O bispo de Beja afirmou que período de férias que se avizinha tem de ser uma oportunidade de dinamização do interior do país e também da costa alentejana.

No texto enviado hoje à Agência ECCLESIA, D. António Vitalino destaca o regresso “dos emigrantes” e as “festas populares” que animam o território em agosto e transformam-no num “oásis temporário”, em contraciclo com a “desertificação” que atualmente se faz sentir.

Para o prelado, este tempo deve ser aproveitado pela Igreja Católica local para apostar na “hospitalidade”, cuidando do “acolhimento” de quem chega, e ao mesmo tempo propor tempos “de oração e cultura religiosa, em horários apropriados”.

Aquele responsável católico sublinha a responsabilidade do clero e dos agentes pastorais serem “criativos” na procura do “crescimento humano e cristão” das pessoas.

No caso dos emigrantes, o bispo de Beja aponta a Semana das Migrações, que a Igreja Católica vai assinalar entre 10 e 17 de agosto, como uma boa hipótese para as estruturas eclesiais que atuam no setor conhecerem “as condições de vida cristã e os ambientes” em que vivem as comunidades portuguesas nos respetivos “países de acolhimento”.

Isto porque são milhares os portugueses que, nesta altura, regressam a Portugal e tomam parte na peregrinação dos migrantes e itinerantes ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 do mesmo mês.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top