«Não queremos que seja um encontro a olhar para o passado, mas que nos continue a comprometer de forma concreta» – Susana Refega





Lisboa, 15 out 2025 (Ecclesia) – A Associação ‘Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade’, e várias entidades parceiras, vão assinalar os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, com um encontro para ‘celebrar o caminho, animar à ação’, no dia 25 de outubro.
“A ideia é podermos também olhar para o futuro e deixar uma carta aberta para a Igreja em Portugal, para todos nós, também com propostas concretas de ação que permitam às comunidades, desde as paróquias às dioceses, um compromisso ainda maior com o cuidado da criação”, disse Susana Refega, da ‘Casa Velha’, em entrevista à Agência ECCLESIA.
Rita Portela, do Movimento Laudato Si, explica que o encontro/celebração ‘10 anos da Laudato Si’ – celebrar o caminho, animar à ação’ é uma forma de agradecerem e recordarem esta década da encíclica do Papa Francisco “que foi escrita para todos”, e é também um momento de “avaliar o que é que foi acontecendo após esta publicação, de inspirar novos animadores, a sociedade, as paróquias”.
A Carta Encíclica ‘Laudato si’, sobre o cuidado da Casa Comum, um documento ecológico e social do Papa Francisco, foi publicada em 2015, Rita Portela realça que “é um marco”, e que recordam esse momento como “um assumir a relação com a criação, como identitário”.
“Esta publicação é um apelo também de urgência que todos nós, em particular os católicos, mudemos a forma como nos estamos a relacionar com a criação”, acrescentou a entrevistada do Movimento Laudato Si.
A Associação ‘Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade’ vai celebrar, dialogar e sonhar estes 10 anos e também a próxima década da Laudato Si’ num encontro com oradores, testemunhos e partilhas, no dia 25 de outubro (sábado), entre as 10h00 e as 19h15, em Vale Travesso (Fátima), no concelho de Ourém.
Susana Refega, da ‘Casa Velha’, assinala que “muita coisa aconteceu de bom”, e um maior compromisso dos “cidadãos e da Igreja nesta área”, nestes últimos 10 anos, mas este encontro quer também olhar “para a frente”.
“Não queremos que seja um encontro a olhar para o passado, mas que nos continue a comprometer de forma concreta no lugar onde estamos, neste cuidado com a criação, e que é um cuidado uns pelos outros”, acrescentou.
No encontro ‘10 anos Laudato Si’ – celebrar o caminho, animar à ação’ destaca-se a participação do jornalista Austen Ivereigh, biógrafo do Papa Francisco, e da economista e teóloga Elena Lasida que vão partilhar a importância desta encíclica ‘para a Igreja e para o Mundo’, e que caminhos se abrem para o futuro.
Segundo Susana Refega são “duas reflexões muito interessantes e complementares”, e explica que Elena Lasida sobre “as questões económicas e a ecologia integral”, mas também o acompanhamento de comunidades cristãs e comunidades de fé na sua conversão ecológica, enquanto Austen Ivereigh “conhece profundamente o pensamento e todo o legado” do Papa Francisco, para além do seu “caminho de conversão ecológica”.
Rita Portela explica que o “trabalho em rede” é uma das características do Movimento Laudato Si, que nasceu em 2015 com o nome Movimento Católico Global pelo Clima; os animadores desenvolvem a sua ação “na comunidade, na paróquia”, por exemplo, no Tempo da Criação 2025 (1 de setembro e 4 de outubro), realizaram iniciativas por todo o país, em Chaves entregaram bolbos, e na Gafanha “pequenos pinheiros”.
No Programa ECCLESIA desta quarta-feira, na RTP2, Susana Refega, da ‘Casa Velha’ e do Movimento Laudato Si, acrescentou que na iniciativa do próximo dia 25 de outubro, os participantes vão ter oportunidade de “descobrirem formas concretas de agir”, e, ao longo do dia, vão ser envolvidos “de uma forma sinodal”.
As inscrições para o encontro ‘10 anos da Laudato Si’ – celebrar o caminho, animar à ação’ estão a decorrer na página na internet da Associação ‘Casa Velha’; o programa conta com ‘Rodas de escuta: partilha de ecos’, ‘Laudato Si’ em ação’, e a ‘Oração com a Criação’.
A Agência ECCLESIA é um dos parceiros de comunicação desta iniciativa que é realizada em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP/CEP), a Rede ‘Cuidar da Casa Comum’, a Companhia de Jesus (Jesuítas) e as Escravas do Sagrado Coração de Jesus.
LS/CB/OC
![]() 10h00/10h30 – Chegada e Acolhimento 11h15 – Elena Lasida e Austen Ivereigh partilham sobre a importância da Laudato Si’ para a Igreja e para o Mundo; que caminhos se abrem para o futuro 12h15 – Rodas de escuta: partilha de ecos 15h00 – Laudato Si’ em ação |