Campanha «Alimente uma Volta» 2025 tem o objetivo de angariar 50 mil euros

Lisboa, 02 jul 2025 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz, instituição do Patriarcado de Lisboa, convida a apoiar o trabalho diário das equipas de rua “junto de pessoas em situação de sem-abrigo”, e quer angariar 50.000 euros na campanha solidária ‘Alimente uma Volta’.
“A campanha procura sensibilizar para a importância do trabalho diário realizado nas ruas de Lisboa, todos os dias do ano, por quatro itinerários diferentes que levam as equipas ao encontro de cerca de 500 pessoas”, explica a Comunidade Vida e Paz.
A instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do Patriarcado de Lisboa assinala que o trabalho feito nas “voltas” junto de pessoas em situação de sem-abrigo” tem um “propósito maior” do que a ajuda alimentar, porque as suas equipas de rua levam “escuta ativa, apoio emocional e esperança; e cada volta pode ser o recomeço para alguém”.
A campanha ‘Alimente uma Volta’ 2025, que a Comunidade Vida e Paz dinamiza pelo terceiro ano consecutivo, tem o mote ‘Dê a volta a uma vida’ e o objetivo de angariar “50.000 euros para apoiar o trabalho diário” das equipas de rua.

A organização solidária explica que os custos operacionais estão a subir — “atualmente, o custo diário das voltas ronda os 1.109 euros” —, o número de pessoas em situação de sem-abrigo está a aumentar, e “o seu apoio torna-se essencial para garantir a continuidade desta missão”.
“Contribua e dê a volta a uma vida!”, é o apelo solidário da Comunidade Vida e Paz, que informa que o donativo pode ser feito através de MBWay [912 340 222], transferência bancária [PT50 0036 0000 9910 5505 0519 6], e pela sua página na internet.
Fundada em 1989, a instituição particular de solidariedade social do Patriarcado de Lisboa dedica-se a apoiar pessoas em situação de sem-abrigo e vulnerabilidade social, para além das equipas de rua tem outras respostas como o Centro de Intervenção de Primeira Linha, Comunidades Terapêuticas e de Inserção e Unidade de Apoio à Reinserção.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, distinguiu a Comunidade Vida e Paz como membro honorário da Ordem do Mérito, no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza 2024 (17 outubro), nas jornadas comemorativas do 35º aniversário da instituição.
CB