Igreja/Sociedade: D. José Tolentino Mendonça convidou bispos brasileiros a «privilegiar o exercício do diálogo»

Cardeal português foi um dos oradores da 33.ª edição do Curso para os Bispos do Brasil

Rio de Janeiro, Brasil, 24 jan 2024 (Ecclesia) – O prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé), D. José Tolentino Mendonça, convidou os bispos brasileiros a “privilegiar o exercício do diálogo”, na conferência ‘Mudança de época: crise e oportunidade para o Evangelho’.

“O sentido ‘crítico’ é constitutivo da fé cristã. Na verdade, a crise reside no cromossoma do Cristianismo. Foi – já há dois mil anos – não apenas um espetador, mas a causa do declínio do mundo antigo: a primeira grande mudança de época que o próprio Cristianismo começou”, disse o cardeal português, esta terça-feira, 23 de janeiro, a mais de 80 bispos das várias regiões do Brasil.

O prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé) acrescentou que a partir desse momento, “a crise nunca mais deixou de acompanhá-lo”, desencadeando uma sucessão de outonos e primaveras, informa o portal ‘Vatican News’.

“A fé pode entrar em crise, certamente. A era da secularização grita isso sem muita cerimónia. Mas também a fé cristã deve constituir uma causa de crise, e questionar e transformar continuamente os sistemas sociais e culturais onde vive. Se não provoca crise, isto é, se não leva ao discernimento evangélico da realidade, desacelera, e deixa de testemunhar a fala do que está sentado sobre o trono: «Eis que faço novas todas as coisas» (Ap 21:5)”, desenvolveu D. José Tolentino Mendonça.

Segundo o colaborador do Papa, se já não se vive numa era de fé homogénea, também já não se está mais no tempo em que o ateísmo parecia reclamar uma espécie de superioridade cultural e, nesse mundo de possibilidades a redescobrir, será missão da Igreja “privilegiar o exercício do diálogo”.

‘Antropologia Integral e a Crise da Cultura Atual: reflexões, consequências e encaminhamentos’ é o tema da 33.ª edição do Curso para os Bispos do Brasil, que se realiza de 22 a 26 de janeiro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro.

Foto Bruno Carvalho

Na conferência inaugural do curso dos bispos 2024, o cardeal português apresentou a ‘Mudança de época: crise e oportunidade para o Evangelho’ e começou por chamar a atenção para a diferença entre tecnologia e tecnocracia, e, a partir dessas definições, desenvolveu a reflexão sobre a metamorfose progressiva da condição humana que, no mundo contemporâneo, a partir da evolução científica, se mistura com as máquinas e com os mecanismos da tecnologia da informação.

“No horizonte do transhumanismo, pela primeira vez na história da humanidade, a biologia passa a interagir intimamente com a tecnologia, propondo-se como um corretor da biografia humana”, explicou.

D. José Tolentino Mendonça referiu que o “transhumanismo pretende ser uma versão melhorada do corpo humano” introduzindo ajudas que já não são externas, mas internas: “O ser humano renuncia a ser o seu próprio corpo limitando-se a ter um corpo”.

Referindo-se às novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, e o uso imoral, o cardeal recordou o antídoto da “promoção do pensamento crítico” indicado pelo Papa Francisco; O Vaticano divulgou, esta quarta-feira, 24 de janeiro, a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2024, com o tema ‘Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana’.

Foto Bruno Carvalho

Antes da conferência, na manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, o cardeal José Tolentino Mendonça presidiu à Eucaristia, com a qual os bispos começaram o dia, e destacou que a Igreja “é muito desafiada pelo Papa Francisco a partir claramente do centro que é Cristo”.

“E se nós nos tornarmos todos mais cristológicos, com maior capacidade de partir de Jesus em cada dia, a Igreja vai transparecer verdadeiramente como seu Sacramento, como seu sinal, como sua presentificação na história de cada um dos nossos irmãos e na grande história, explicou o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, divulga o ‘Vatican News’.

O Curso para os Bispos do Brasil, oferecido pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro de Estudos do Sumaré, de 22 a 26 de janeiro, realiza-se desde 1990.

CB

Partilhar:
Scroll to Top