Lisboa, 17 Abr 2020 (ECCLESIA) – Os CTT – Correios de Portugal apresentam esta sexta-feira, às 17h00, uma “nova emissão filatélica” de homenagem aos Arcebispos de Braga.
Os novos selos representam retratos de D. Rodrigo da Cunha, D. Frei Caetano Brandão e D. Francisco Maria da Silva, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Este é o terceiro grupo da emissão, apresentada em 2017, perfazendo agora “doze de um total de dezoito Arcebispos e Senhores da Primacial Arquidiocese Bracarense”, refere.
D. Rodrigo da Cunha (1627-1636) foi autor da “incontornável História Eclesiástica dos Arcebispos de Braga, a primeira impressa publicada do Arcebispado”; D. Frei Caetano Brandão (1790-1805) foi “o amigo dos pobres que muito investiu na formação, assistência e saúde para os mais desfavorecidos” e D. Francisco Maria da Silva (1964-1977) contemporâneo, com “a preocupação cultural do clero e grande desempenho no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, a par de D. Manuel Vieira de Matos” são as figuras desta emissão filatélica.
Todos os selos representam os retratos dos mesmos, em pinturas em óleo sobre tela, da coleção Galeria dos Arcebispos e fotografia de Manuel Pitães.
Esta emissão filatélica dos CTT é composta por três selos com o valor facial de 0,53€ cada e uma tiragem de 100 000 exemplares cada, bem como um bloco filatélico com o valor de 2,00€ e uma tiragem de 35 000 exemplares.
As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal, Antero de Quental em Ponta Delgada e Loja CTT Avenida em Braga.
LFS