Diocese divulgou valores angariados este ano e em 2023 para as Obras Missionárias Pontifícias
Faro, 04 dez 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve informa que angariou 6 795,28 euros para projetos missionários da Igreja Católica, nos anos de 2023 e 2024, através da dádiva solidária dos católicos algarvios e das crianças das catequeses paroquiais.
A Diocese do Algarve explica que as crianças das catequeses paroquiais contribuíram com 2.142,74 euros para apoiar projetos missionários em África, em mealheiros que fizeram para o Dia da Infância Missionária, divulgou o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’, esta terça-feira.
O Dia da Infância Missionária, que a Igreja Católica celebrou na solenidade litúrgica da Epifania, popularmente conhecida como Dia de Reis, foi assinalado no 7 de janeiro pelas paróquias da Diocese do Algarve.
Este ano, os mealheiros missionários feitos pelas crianças vão apoiar projetos das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), em três países de África, os países lusófonos Guiné-Bissau e Moçambique, e o Sudão do Sul.
A solidariedade das crianças das catequeses paroquiais algarvias vai apoiar em Moçambique a Escolinha de Chibomgue, onde vão renovar o infantário com quatro salas de aula e um escritório, para 60 crianças de 3 aos 6 anos, na Guiné-Bissau construir um Jardim de Infância, para cerca de 300 crianças, dos 5 aos 5 anos de idade, em Bafat, a cerca de três quilómetros de Bafatá; e no Sudão do Sul vão dar apoio alimentar às crianças da Paróquia da Santíssima Trindade, em Toligamago.
A Diocese do Algarve informou também que, em 2023, os seus diocesanos contribuíram com 4.652,54 euros para projetos missionários da Igreja Católica, que também vão ser canalizados para o seu destino através das Obras Missionárias Pontifícias.
Este valor – 4.652,54 euros – foi angariado nas Eucaristias dominicais do Dia Mundial das Missões, que a Igreja Católica celebra anualmente no terceiro domingo de outubro, uma data instituída em 1927, pelo Papa Pio XI.
O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ contabiliza que a solidariedade monetária dos católicos algarvios no Dia Mundial das Missões, nos últimos dois anos, tem registado valores “muito abaixo do normal antes da pandemia” de 2020; em 2022, angariaram 4.604,49 euros, e, nos anos anteriores ao coronavírus Covid-19, contribuíram com 7.250,71 euros, em 2019, e 10.669,16 euros, em 2018.
A Diocese do Algarve informa ainda que o donativo que entregou às Obras Missionárias Pontifícias destinou-se a diversas organizações da Santa Sé: A Obra de Propagação da Fé, que apoia projetos eclesiais e humanitários, a Obra de São Pedro Apóstolo, que atribui bolsas de estudo a seminaristas, e à Obra da Santa Infância, que apoia projetos para a infância.
CB/OC