Igreja/Sociedade: Campanha «Presentes Solidários» vai permitir «dar a dobrar»

Fundação Fé e Cooperação abriu processo de recolha de candidaturas para decidir os projetos que vão ser apoiados este ano

Lisboa, 26 mai 2012 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC), organismo ligado à Conferência Episcopal Portuguesa, está a recolher candidaturas a fim de promover pelo sétimo ano consecutivo a campanha “Presentes Solidários”, de ajuda a países mais carenciados.

Segundo uma nota publicada através do site da instituição católica, “dar a dobrar” vai ser o mote da iniciativa deste ano.

“Ao oferecer a um amigo ou familiar um Presente Solidário, o dinheiro da compra será entregue a um parceiro previamente selecionado, que o irá aplicar no projeto em questão”, adianta o texto.

A FEC espera contar com a participação do “maior número de parceiros” possíveis, para que a campanha seja também um sinal de verdadeira colaboração entre as diversas entidades da Igreja Católica e a rede missionária espalhada pelo mundo.

Todas as candidaturas devem conter a descrição “de um bem concreto” a incluir na campanha e corresponder necessariamente a um trabalho que envolva “toda a comunidade local”.

Os projetos que estejam a ser “desenvolvidos em países de língua oficial portuguesa e respondam aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, nas suas diferentes áreas”, vão ter carácter preferencial, salienta a Fundação.

A campanha “Presentes Solidários 2011” serviu para combater problemas como a falta de água e de medicamentos e promover o acesso à educação e a criação de emprego em Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Brasil, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Sudão do Sul e Portugal.

No total, a iniciativa possibilitou a angariação de um total de 3229 presentes, tendo contado com a participação de cerca de 800 pessoas.

A Fundação Fé e Cooperação é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONG) criada em 1990 pela Conferência Episcopal Portuguesa e que tem como objetivo contribuir para o crescimento social, económico, cultural e religioso de países mais desfavorecidos, sobretudo no espaço da lusofonia.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top