D. Armando Esteves Domingues iniciou peregrinação às festas do Senhor Santo Cristo numa junta de freguesia de Ponta Delgada
Ponta Delgada, Açores, 02 mai 2024 (Ecclesia) – O bispo de Angra visitou hoje a Junta de Freguesia de São José, em Ponta Delgada, onde destacou a importância de Igreja e instituições ajudarem “na devolução da dignidade humana a tantos irmãs e irmãos”.
“Começar por aqui esta peregrinação ao Santuário do Senhor Santo Cristo, em véspera da festa, também me leva a olhar para esta cidade e para esta freguesia concreta, onde está o Santuário e ver como é que a Igreja e as várias instituições podem ajudar na devolução da dignidade humana a tantos irmãs e irmãos com problemas”, disse D. Armando Esteves Domingues, divulga o portal diocesano ‘Igreja Açores’, na informação enviada à Agência ECCLESIA.
O responsável diocesano acrescentou que poderiam apelidar a “colaboração e parcerias”, entre Igreja Católica e as diversas instituições, “de exercício prático da sinodalidade, tão importante para responder às pessoas e devolver-lhes esperança”.
Os dias principais das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, começam esta sexta-feira, e o bispo de Angra, no âmbito da sua peregrinação a este santuário diocesano, visitou a sede da Junta de Freguesia de São José.
“Esta freguesia tem no seu coração tantos problemas de mendicidade, de sem-abrigo ou toxicodependentes e a Igreja também está disponível para complementar este olhar do Senhor Santo Cristo, e que depois se vê e se multiplica pelo olhar de cada cristão comprometido com a dignidade humana”, afirmou D. Armando Esteves Domingues, lamentando que os problemas “não decorrem só da ausência de resposta das instituições mas também do isolamento de tantas pessoas”.
O bispo da Diocese de Angra esteve na Junta de Freguesia de São José, a convite do seu presidente Jorge Oliveira, acompanhado pelo pároco local, o padre Duarte Melo, e no contexto do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres lembrou que ali acolhem pessoas e afirmou que, “por mais multidão que haja, Cristo olha cada um, o homem na sua individualidade; caminha com as pessoas, com os seus sonhos, as suas carências e dificuldades”.
A freguesia de São José de Ponta Delgada, com cerca de 7 mil habitantes, tem duas paróquias – São José e Lajedo- e, segundo o presidente Jorge Oliveira, apresenta “inúmeras carências a nível social”, do ponto de vista habitacional, dificuldades materiais, às quais procuram dar resposta imediata.
Esta junta de freguesia providencia 50 cabazes alimentares e colabora com as Conferências Vicentinas, presentes nas duas paróquias católicas, e com o projeto ‘São Lucas’, da Paróquia de São José, para além dos apoios sociais individuais, através de outras instituições, informa o portal da Diocese de Angra na internet ‘Igreja Açores’.
CB/OC