Cidade do Vaticano, 04 mar 2023 (Ecclesia) – «A justiça bíblica e a fraternidade» é o título do simpósio que se realiza hoje, às 14h30, no Vaticano, e representa a quarta etapa dos “Caminhos Jubilares Sinodais”.
Um percurso organizado pela Fundação «Fratelli Tutti», em colaboração com a Basílica de São Pedro, com o intuito de preparar o Jubileu de 2025, e que tem como horizonte a encíclica «Fratelli Tutti» do Papa Francisco, lê-se no site Vatican News.
Depois da abertura dos trabalhos pelo cardeal Mauro Gambetti realiza-se uma mesa-redonda sobre «Além dos conflitos. Verdade, memória e reconciliação» que vai ser conduzida pelo biblista Pietro Bovati, secretário emérito da Pontifícia Comissão Bíblica e por Gemma Capra Calabresi, viúva do comissário Luigi Calabresi, autora do livro «A brecha e a luz. No caminho do perdão. A minha história».
O padre Francesco Occhetta, secretário-geral da Fundação «Fratelli Tutti» e moderador do evento, realça que desde o ano passado, aceitaram o convite do Papa para se abrirem “à amizade social e à dimensão da fraternidade como um antídoto para a exclusão e o ódio”.
O ano 2023 é dedicado à purificação da memória e neste simpósio faz-se o caminho centrado “na justiça bíblica, que contrapõe a vingança com a reparação e a recomposição de relações fraturadas na história pessoal, social e política dos homens”, acrescenta.
Em 2024 vai ser aprofundado o tema o «Amor político».
LFS